O GREENFORCE, foodtech vegana alemã, levantou € 15 milhões em uma rodada de equity para acelerar o crescimento, a expansão internacional e a expansão contínua de seu centro de pesquisa e desenvolvimento.
Quem aportou foram investidores privados proeminentes, como Joko Winterscheidt (apresentador de TV) e Michael Käker (apresentador da Oktoberfest).
Thomas Isermann, fundador e CEO da empresa, falou em uma comunicação:
“Gostaríamos de dar as boas-vindas aos nossos novos investidores nesta agradável nova fase de crescimento. Com nossos produtos, queremos impulsionar uma mudança de paradigma em direção a um estilo de vida saudável e sustentável. Todos os produtos são 100% veganos, sem sofrimento animal e fabricados na Alemanha. Qualidade e sustentabilidade estão sempre em foco no GREENFORCE”.
A marca conseguiu o Green Product Award em 2021, que distingue produtos e serviços globalmente sustentáveis e inovadores, bem como o PETA’s Vegan Food Award, premiação que visa destacar os alimentos mais deliciosos dos últimos 12 meses, vencendo na categoria Melhor Hambúrguer.
A empresa utiliza uma tecnologia exclusiva para criar seus produtos alternativos de carne e laticínios, vendidos em pó no e-commerce. É dito: “Nossas misturas são significativamente mais sustentáveis do que produtos substitutos de carne comparáveis, uma vez que não requerem refrigeração e também têm uma data de validade longa. É assim que também evitamos o desperdício de alimentos”.
Além do e-commerce, o GREENFORCE também comercializa em 8.500 pontos de vendas. Vale mencionar que, apesar de seu foco estar no país de origem, a marca também está presente na Áustria, Suíça, Holanda, Grã-Bretanha, Espanha, Eslovênia, Croácia e Hungria. Em alguns países está presente de ambas as formas (on-line e off-line), em outros só um canal de venda prevalece.
Hannes-Benjamin Schmitz, co-CEO da marca, destacou: “Estamos muito satisfeitos com o forte interesse demonstrado por investidores internacionais bem conhecidos em nossa história de crescimento única. Graças à entrada dos fundos gerados, podemos impulsionar nossa ofensiva de inovação no lado do produto e a expansão internacional planejada ainda mais rápido”.
O veganismo na Alemanha
O veganismo na Alemanha está em crescimento, é isso que estudos indicam.
Uma pesquisa produzida por Christopher Bryant, publicada na revista acadêmica Foods no ano passado, indicou que somente 45,2% dos alemães se identifica como carnívoro, 30,5% se considera flexitariano, 4,6% vegetarianos e 1,9% veganos.
Além disso, um estudo feito pela marca Veganz — que analisou os hábitos alimentares de 2.600 pessoas em 7 países europeus — concluiu que a Alemanha tinha o maior número de veganos e que essa quantidade dobrou nos últimos anos: era 1,3 milhões em 2016 e passou para 2,6 milhões em 2020.
Sobre a foodtech vegana alemã
“Acreditamos em um futuro sustentável com a força das plantas e valorizamos proteínas de alta qualidade. É por isso que estamos constantemente desenvolvendo produtos deliciosos que são 100% veganos e sem crueldade”, a marca citou.
Quem está por trás da empresa é Thomas Isermann e Hannes-Benjamin Schmitz, além disso, o GREENFORCE foi fundado na cidade de Munique em 2020.
O portfólio atual é composto por alternativas de carne, ovo alternativo, bebidas vegetais e especiarias.
A marca é neutra para o clima (compensa 100% de suas emissões de gás carbônico), utiliza papel kraft em suas embalagens (certificado como FSC®), e também disponibiliza uma estatística sobre a sua sustentabilidade. Até o momento já economizaram 45 mil toneladas de gás carbônico (correspondente a mais de 11 mil voos de Munique para Nova York) e 66 milhões de banheiras cheias de água.
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*Imagem de capa: Divulgação GREENFORCE
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