A Modern Synthesis, empresa de biotecnologia de Londres, realizou uma parceria com GANNI, marca de moda dinamarquesa, para recriar sua bolsa feita de bactérias da empresa.

A nova iteração, que anteriormente era produzida com couro animal reciclado, faz parte do compromisso da GANNI de eliminar o uso de couro virgem em seus produtos até 2030 e será revelada durante o London Design Festival, que ocorre até este domingo.

Bolsa feita de bactérias

Fundada pela ex-designer da Adidas, Jen Keane, e pelo biólogo sintético Dr. Ben Reeve, a Modern Synthesis utiliza um processo biotecnológico exclusivo. A tecnologia, converte o açúcar proveniente de resíduos agrícolas em fibras de nanocelulose, que a empresa alega serem oito vezes mais resistentes do que o aço.

A empresa é um dos outros fabricantes de têxteis biodegradáveis, como o Simplifyber impresso em 3D e o FOReT e Rashki à base de banana, que estão redefinindo a indústria têxtil por meio de alternativas isentas de materiais de origem animal e plásticos.

O programa “Tecidos do Futuro” da GANNI tem como objetivo desafiar os materiais tradicionais da indústria da moda. De acordo com Lauren Bartley, Diretora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da GANNI: “A GANNI avança ao eliminar o couro até o final deste ano. Trabalhar com parceiros como a Síntese Moderna para desenvolver alternativas de couro mais responsáveis e protegidas é fundamental para nós.”

Revolucionando a indústria da moda

De acordo com Jen Keane, CEO da Modern Synthesis: “A parceria com a GANNI para criar a Bou Bag nos permitiu demonstrar a previsão dos materiais baseados em celulose bacteriana em aplicações do mundo real. Nosso projeto-piloto é uma evidência do potencial dos materiais sustentáveis na revolução da indústria da moda.” A bolsa Bou será exibida na Material Matters Fair do London Design Festival de 20 a 24 de setembro. Contudo, o lançamento comercial está previsto para acontecer até o início de 2025.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Ágar-ágar: conheça a alternativa de gelatina vegana

Estudo: dieta à base de plantas promove mais saúde aos gatos

Apple substitui couro por alternativa de tecido ecológico

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Modern Synthesis

Por Ana Cristina Gomes em 21 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores