Uma nova pesquisa da Gartner revelou que 87% dos líderes empresariais esperam aumentar os investimentos de sua organização em sustentabilidade nos próximos dois anos.

Os clientes são o grupo que mais pressiona as organizações a investir em questões de sustentabilidade, pressionados também por 80% dos executivos, por investidores (60%) e reguladores (55%).

Sustentabilidade

De acordo com Kristin Moyeranalista do Gartner: “A sustentabilidade permite que as empresas lidem com a disrupção. Incerteza econômica, conflito geopolítico e custos crescentes de materiais e energia estão forçando as empresas a reexaminarem todas as formas de gastos. Esse foco no essencialismo, em combinação com o crescente desejo das partes interessadas de ver o progresso nas metas ambientais, sociais e de governança (ESG), cria novas oportunidades para as empresas crescerem enquanto mitiga custos e riscos”.

Quando vista através de uma lente estratégica, os investimentos em sustentabilidade pode fornecer um raio de sol para as empresas durante condições difíceis de mercado.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada em junho e julho de 2022 com 221 entrevistados na América do Norte, Europa, assim como na Ásia/Pacífico.

Os entrevistados eram executivos em cargos de diretoria, em organizações com receita anual de pelo menos US$ 250 milhões em 2021, que estão envolvidas em atividades relacionadas à sustentabilidade.

A pesquisa descobriu que 86% dos líderes empresariais veem a sustentabilidade como um investimento que protege sua organização contra disrupções. Além disso, 83% disseram que as atividades do programa de sustentabilidade criaram diretamente valor de curto e longo prazo para sua empresa e 80% indicaram que a sustentabilidade ajudou sua organização a otimizar e reduzir custos.

As principais áreas em que os entrevistados disseram que os programas de sustentabilidade estão mitigando os aumentos de custos são o consumo de energia, viagens de negócios e transações com clientes.

“Os líderes executivos estão obtendo economias operacionais e na cadeia de suprimentos através de programas de sustentabilidade”, disse Moyer. “Esse tipo de ‘dois por um’, onde o investimento em sustentabilidade apoia uma meta de negócios, aumenta significativamente o impacto do programa criando um ciclo virtuoso”, afirmou.

Sustentabilidade, crescimento e inovação

A sustentabilidade pode possibilitar novas oportunidades de criação de valor e crescimento de negócios.

Segundo o estudo, 57% dos líderes disseram que o programa de sustentabilidade empresarial tem uma forte conexão com a demonstração de resultados. Além disso, 42% dos entrevistados estão alavancando suas atividades de sustentabilidade para impulsionar a inovação, a diferenciação e o crescimento empresarial.

“Investir em sustentabilidade pode apoiar a diferenciação de produtos, mas tenha cuidado com os riscos de lavagem verde – não há atalhos para o crescimento sustentável”, afirmou Moyer. “Concentre-se nos atributos do produto que são importantes para os clientes e como essas prioridades moldam as decisões de compra. Quando vista através de uma lente estratégica, a sustentabilidade pode fornecer um raio de sol para as empresas durante condições difíceis de mercado”, finalizou.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Beyond Meat lança dois novos produtos de frango vegano

Allbirds lança tênis 100% vegano feito de arroz e cascas de frutas

Como levar a sustentabilidade para o prato?

Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 16 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores