A Umiami é uma empresa de carne e peixe vegetal francesa, tendo anunciado recentemente que levantou € 2,3 milhões para sua tecnologia proprietária, que busca produzir pedaços grossos e fibrosos de carne vegetal, com sua técnica de extrusão. O investimento teve participação da Newfund, Kima Ventures e os investidores anjos Laurent Cardinali e Jérémy Rocher. Tendo sido completo por um debt financing de 800 mil euros, incluindo 500 mil da Bpifrance.

Esse valor garantiu a empresa € 1,5 milhões para financiar uma unidade de produção piloto na França, país em que foi fundada, que poderá começar no início do ano que vem, com uma capacidade de 100 toneladas por ano. Além disso, a empresa também utilizará essa soma em pesquisa e desenvolvimento para expandir os produtos oferecidos. 

Tristan Maurel explicou para o Vegconomist sobre um dos diferenciais da empresa: “Com nosso processo, podemos controlar a espessura e a direção das fibras em produtos grossos, semelhantes a carmes inteiras. Isso nos permite criar uma grande variedade de carnes e peixes à base de plantas”. Já, Augustin Sayer, Diretor de investimentos da Newfund, disse ao veículo: “Ficamos impressionados com a qualidade da equipe da Umiami e a velocidade com que desenvolveram processos inovadores que poderiam produzir um salto qualitativo na produção de substitutos vegetais para produtos de carne […]”, relatando sua felicidade em auxiliar a empresa.

Sobre a empresa de carne e peixe vegetal Umiami

“Temos a missão de oferecer produtos 100% isentos de carne sem qualquer impacto”, a empresa afirma. A Umiami foi fundada em 2020, por Tristan Maurel (CEO), Martin Habfast (Diretor de vendas) e Hugo Dupuis (Diretor Técnico). A marca promete trazer uma faixa de textura mais ampla para suas carnes, com um sabor melhor, uma textura macia e a sensação única de gordura, bem como uma carne à base de vegetais de poucos ingredientes, entre outros. 

Sua missão é agir pela saúde, pelo clima e pelo bem-estar animal. É dito em sua página: “Mudar de carne animal para alternativas baseadas em vegetais pode oferecer benefícios à saúde, com um impacto positivo nas mudanças climáticas e no bem-estar animal”. A empresa também apoia as metas de desenvolvimento sustentável da ONU. 

A Umiami fornece os seguintes serviços: vender os produtos com outras marcas (vendendo sob o nome de outra empresa), serviços de alimentação (disponibilizando para restaurantes e empresas) e encomendas personalizadas. 

Aproveite e leia também:

Marca de alimentos infantis levanta US$ 11 milhões em rodada da Série A

6 Scale-ups selecionadas pela Endeavor Consumer Goods

*Imagem de capa: Divulgação Umiami / via Vegconomist



por Amanda Stucchi em 6 de julho