O restaurante Eleven Madison Park mudou completamente sua abordagem culinária, retirando alimentos de origem animal do cardápio!

O chef Daniel Humm, reabriu o Eleven Madison Park, fazendo a transição de um menu com pratos de origem animal para um cardápio plant-based. Enquanto o chef manteve leite e mel no cardápio do serviço de café, sua visão de oferecer refeições mais sustentáveis foi uma partida radical pré-pandemia.

Nesta fase do restaurante mundialmente famoso, os pratos plant-based são tão meticulosos e deliciosos quanto seus equivalentes aos de origem animal do passado. Desde que abandonou esses produtos, Daniel Humm recorreu a novas técnicas para trazer novas experiências à mesa. O chef trabalhou com a empresa de biotecnologia do Brooklyn, Kingdom Supercultures, para criar sua manteiga de girassol exclusiva com a magia da fermentação microbiana.

Uma transição deste nível, gerou perguntas, como por exemplo: um menu de degustação 100% à base de plantas vale o preço de US$ 335 por pessoa? Poderia o restaurante plant-based manter as três estrelas Michelin concedidas a ele quando os produtos de origem animal ainda faziam parte do menu?

Imagem: Eleven Madison Park

O primeiro restaurante vegano com três estrelas Michelin

O Guia Michelin anunciou que o Eleven Madison Park mantêm suas três estrelas Michelin, tornando-se o primeiro restaurante plant-based do mundo.

De acordo com o chef Humm: “Demos o salto para transformar o Eleven Madison Park em um restaurante requintado à base de plantas, sabendo em nossos corações que era nisso que acreditávamos”.

“Ontem à noite, tivemos a honra de receber três estrelas Michelin pelo 11º ano consecutivo”, postaram no Instagram. “Estou muito grato à equipe que está conosco aqui agora e a todos os membros que contribuíram em seus quase 25 anos de história. Também somos gratos aos nossos hóspedes e parceiros que acreditaram em nossa visão e nos encorajaram a nos esforçar mais”.

Contudo, o processo por trás de ganhar as estrelas Michelin é secreto, onde os inspetores visitam anonimamente os restaurantes e quantificam suas experiências. Para este ano, as visitas foram realizadas entre a primavera de 2021 e o verão de 2022, quando o menu à base de plantas do Eleven Madison Park estava surgindo.

restaurante à base de plantas recebeu a maior honra de três estrelas, concedida a alguns restaurantes selecionados a cada ano, com cinco estabelecimentos em Nova York em 2022.

Anteriormente, o restaurante vegano ONA se tornou o primeiro na França a ganhar uma estrela Michelin, aparecendo como o único restaurante à base de plantas no Guia Michelin da França desde seu primeiro lançamento em 1900.

O Eleven Madison Park é o futuro da alta gastronomia?

A princípio, o restaurante teve várias questões relacionadas a salários, ambiente de trabalho e desperdício de alimentos, durante sua nova fase. Embora haja um trabalho a ser feito para resolver esses problemas, uma coisa é certa: com três estrelas Michelin, o Eleven Madison Park está mostrando como os menus podem ser finos no futuro.

Chefs aclamados em todo o mundo, estão analisando como a agricultura animal contribui para a crise climática e pensando em como as plantas podem desempenhar um papel maior em seus cardápios.

O chef britânico Marco Pierre White, aos 32 anos em 1994, era o chef mais jovem a receber três estrelas Michelin, adicionou carnes veganas aos seus menus.

O chef Alain Ducasse, que acumulou 21 estrelas Michelin durante sua carreira de quatro décadas, sempre teve foco na alimentação plant-based. Em abril, o chef francês abriu um conceito de hambúrguer vegano, Burgal como um quiosque na Place de la Bastille, em Paris.

A agricultura celular ainda não foi aprovada nos Estados Unidos. Porém, Dominique Crenn, a primeira e única mulher nos EUA a receber três estrelas Michelin, já está procura adicioná-la ao seu cardápio no Atelier Crenn.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Chef estrela do Michelin torna o restaurante Soho 100% vegano

Ona: primeiro restaurante vegano a receber estrela Michelin na França

Restaurante vegano eleito o melhor de Las Vegas

Imagem ilustrativa de capa: Eleven Madison Park

Por Ana Cristina Gomes em 10 de outubro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores