A empresa americana de alimentos plant-based, Credo Foods, lançou o que afirma ser o primeiro spray de queijo vegano do mundo feito com leite de aveia.

O produto, que não contém transgênicos, conservantes artificiais ou óleos de sementes, está disponível em dois sabores — Cheddar e Defumado. Foram necessários mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento para criar o produto, devido à dificuldade de fazer um queijo alternativo que não precisasse de refrigeração ou conservantes.

Os cofundadores Adam e Madeline Salamon afirmaram que, ao desenvolver o spray de queijo, recriaram um de seus lanches nostálgicos favoritos da infância. Eles acrescentaram que seu objetivo ao fundar a Credo Foods era “abordar a alimentação plant-based de uma maneira mais saudável e acessível”.

“Esperamos que você ame tanto quanto nossa família,” disse Madeline. “Esperamos que faça você se sentir como uma criança novamente, sem culpa pelo que está consumindo. Mais importante… a vida é curta! Seja brincalhão!”

Facilitando a alimentação plant-based

Além do spray de queijo, a Credo Foods oferece uma variedade de outros queijos alternativos feitos de leite de aveia ou castanhas-de-caju, além de vários molhos e dips veganos. Adam e Madeline Salamon foram inspirados a fundar a empresa após adotarem uma dieta plant-based e perceberem que sua filha tinha dificuldades em comer de forma mais saudável.

As alternativas ao queijo estão crescendo rapidamente no mercado — um relatório publicado no início deste ano previu que o mercado global de queijo vegano crescerá com uma taxa anual composta significativa de 12,2%, alcançando um valor de 4,8 bilhões de dólares até 2028 (acima dos 2,4 bilhões de dólares em 2022). A crescente conscientização sobre os problemas de saúde e ambientais associados à produção de laticínios é esperada como um dos principais impulsionadores.

“A família de Adam tinha um histórico de doenças cardíacas, então decidimos adotar alimentos que melhorassem nossa saúde, além de serem mais gentis com os animais e melhores para o planeta,” disse Madeline no site da Credo Foods. “Criei a Credo para ajudar todos a redescobrirem como as refeições plant-based podem ser deliciosas.”

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

Semana do combo na Sunrize: desconto especial em proteínas

Petição exige rotulagem clara para alimentos veganos e vegetarianos na NZ

Unilever investe US$ 4 milhões na marca de cosméticos veganos Esqa

Por Vitor Di Renzo em 9 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores