“Nunca deposite seus ovos em uma mesma cesta.” Com essa máxima do mundo dos investimentos entendemos que todo bom investidor deve saber bem como diversificar investimentos na sua carteira!

Além de procurar por boas oportunidades de investimento, é importante também diversificar sua carteira e sempre entender melhor como gerenciar sua tomada de decisões. Isso no fim te dará mais controle na hora de obter melhores resultados.

Mas saiba que não está sozinho nessa jornada! Preparamos 5 dicas que irão te ajudar muito a se sair melhor com seus investimentos e que vão te dar um caminho para que possa ter retornos mais consistentes no futuro

Como diversificar investimentos: 5 dicas essenciais 

  1. Entenda muito bem seu perfil de investidor
  2. Defina objetivos e prazos
  3. Defina o tipo de ativo em que irá investir (e suas porcentagens)
  4. Selecione os melhores produtos para investir
  5. Acompanhe seus retornos e equilibre sua carteira de investimentos

Como diversificar investimentos: 5 dicas essenciais 

Bem, primeiro de tudo, como você bem deve saber, quando se fala de investir, não falamos de apenas colocar seu dinheiro em uma super empresa, e que de repente, vai te deixar rico da noite pro dia. Existem casos assim? Sim, mas é sempre bom tomar cuidado.

Queremos que você não se esqueça de sempre gerir bem e desenvolver em você a habilidade de ser alguém bem preparado para lidar com a variação das altas e quedas.

Para isso, vamos direto ao assunto, que é exatamente como diversificar carteira de investimentos, te ajudando sempre a estar preparado para as situações mais adversas que pode enfrentar!

1. Entenda muito bem seu perfil de investidor

“Você prefere uma corrida de 100 metros ou correr uma maratona?” Você provavelmente também já deve ter ouvido esta frase, que define muito bem qual é o seu perfil natural em relação a tomada de decisões e riscos.

Explicando melhor: no mundo dos investimentos nós conseguimos generalizar o investidor com dois tipos de perfis: o “Conservador” e o “Destemido” Existem outras formas de avaliar, por vezes com muito mais perfis, mas para efeitos práticos, vamos resumir a estes dois.

Bem, você deve estar se perguntando o que tem a ver um com o outro nestes dois parágrafos anteriores. Se você prefere correr 100 metros, você é um “Destemido”, e se você prefere correr por uma longa distância, você é um “Conservador”.

E por quê? Porque correr 100 metros, apesar de ser uma distância mais curta, você possui mais riscos, tanto de acabar em primeiro lugar quanto em último, afinal, você tem muitas variáveis acontecendo dentro de um pequeno espaço de tempo!

Já na maratona, você pode até começar com desvantagem, mas com o tempo e ritmo correto, pode vir a atingir um ótimo desempenho. Porém, ambos existem variáveis que você deve estar apto a enfrentar da sua maneira.

Por isso que esse pequeno exercício de identificar seu perfil de investidor é importante. No mundo dos negócios, existem empreendimentos que oferecem riscos maiores que outros. E cabe a você, investidor, decidir que tipo de carteira você quer compor.

Normalmente um “Conservador” prefere investir em uma carteira que possui menos riscos de prejuízo em sua maioria, mas são ganhos menores através do tempo. Já os “Destemidos” criam uma carteira que possui investimentos mais arriscados, mas que podem recompensar muito caso ocorra tudo certo.

De qualquer forma, independente do seu perfil, você deve sempre se manter bem organizado, para que tudo ocorra de forma bem planejada da melhor forma possível, o que nos leva ao próximo passo:

Perfil de investidor
Imagem: Unsplash

2. Defina objetivos e prazos

Para que você não acabe passando por imprevistos e até mesmo possa se manter focado e motivado, é muito importante que estipule prazos e objetivos a serem alcançados.

Por quê? Com isso você consegue se organizar de forma otimizada para que tente alcançar seus objetivos com alta performance. Vou exemplificar: Imagine que você define que vai adquirir x ações para segurar por determinado tempo para vender em um prazo previamente estabelecido e com rentabilidade previamente esperada.

Se você definiu isso muito bem e de forma bem planejada, isso com certeza pode te ajudar a ganhar muito mais do que o esperado, o que te motiva a sempre superar suas metas. Um planejamento bem executado também evita que imprevistos se tornem grandes prejuízos no seu orçamento.

Obviamente, quando você se planeja, você precisa ter também estipulado onde você vai colocar seus investimentos, o que nos leva a próxima dica!

3. Defina o tipo de ativo em que irá investir (e suas porcentagens)

Agora sim começamos a dar os primeiros passos na diversificação de investimentos. O mercado financeiro movimenta muitos tipos de operações, e cabe a você definir em quais você pretende entrar, levando em conta os riscos de cada e a manutenção através do tempo.

“Mas como escolher estes investimentos?”

Para começar a dividir os investimentos da sua carteira, você deve procurar por ativos que não estejam diretamente relacionados, porque caso um desses mercados entre em baixa, os outros irão conseguir te manter bem estruturado.

Essa é a principal vantagem de possuir uma carteira de investimentos diversificada, pois independente da situação, você sempre estará bem posicionado com relação às altas e baixas dos mercados.

Um bom exemplo é quando uma moeda sofre forte desvalorização, muitos investidores costumam aumentar suas porcentagens em ouro, que é um ativo muito estável durante tempos de crise.

Lembra do seu perfil de investidor? Pois é, ele influencia diretamente em como você vai compor sua carteira, afinal é o seu perfil que vai definir o tamanho da porcentagem que você vai dedicar aos seus investimentos de alto risco e conservadores.

Logicamente, um “destemido” investe uma porcentagem maior em ativos de alto risco do que o conservador, apesar de o mesmo também investir, mas com um percentual menor.

A partir disso, dá para separar classes de ativos que podem ser considerados mais conservadores, enquanto outros, mais arriscados. LCI, LCA, CDB, ações de empresas, fundos imobiliários, moedas estrangeiras, investimentos alternativos etc.

Ativos para investir
Imagem: Unsplash

4. Selecione os melhores produtos para investir

A partir do momento que você tem um planejamento do quanto pretende investir, e o quanto pretende dividir entre cada classe de investimentos que possui, é importante entender e saber se o que você está comprando faz sentido para você e se realmente possui algum embasamento que garanta minimamente que aquilo realmente pode dar certo.

Sempre alie seus estudos que lhe entregam os direcionamentos de análise com os dados que a empresa entrega, os posicionamentos dela sobre certos cenários, método de distribuição ou equity (essa parte aqui a gente vai falar mais a frente) entre outros fatores.

Tenha muito cuidado com lugares que fazem especulações. Achar fontes confiáveis e que possuem respaldo mercadológico sempre são um caminho mais inteligente a se seguir para evitar que entre em possíveis enrascadas.

Não se esqueça que enquanto uns podem perder, outros podem ganhar. Tem gente que investe em informações especulativas para gerar alvoroço e induzir o erro! Por isso seus estudos e informações confiáveis fazem toda a diferença! Uma fonte interessante é o site  da Infomoney.

Seu objetivo é sempre estar um passo à frente ou acompanhar as boas ventanias do mercado buscando aumentar suas margens de lucro e minimizar perdas. Isso nos leva a nossa próxima dica:

5. Acompanhe seus retornos e equilibre sua carteira de investimentos

Saiba quando sair. Isso é uma dica valiosa para todas as pessoas que depositam seu dinheiro em investimentos. Por mais que faça sentido o ato de investir em ações e deixar elas guardadas por um tempo longo, segurar demais pode trazer prejuízos também.

É muito importante que você sempre esteja fazendo novos estudos de mercado, que acompanhe notícias, para saber quando comprar determinados ativos ou vendê-los.

Seu planejamento financeiro recorrente acaba se tornando algo muito inteligente de se fazer, ao passo que vai fazendo o equilíbrio da sua carteira e adquirindo novos ativos ou vendendo-os.

Por vezes você vai perceber que isso pode desequilibrar sua carteira, e isso não tem problema. O importante mesmo é que sempre você equilibre e mantenha a manutenção dos seus ativos, vendendo ou comprando para manter o equilíbrio que você definiu como objetivo.

Por que é importante fazer diversificação de investimentos?

A diversificação de investimentos é extremamente importante para qualquer investidor porque ela dá segurança e mais estabilidade na hora de fazer suas movimentações na carteira.

Um mercado de ações está em constante movimento, e cada acontecimento no globo impacta diretamente sua carteira de investimentos, por isso que o objetivo da diversificação é procurar por pontas onde por mais que possa ter ocorrido uma queda, você possa encontrar oportunidades que lhe resultarão em lucro.

No fim do dia, você entra no mercado para que possa expandir suas riquezas, e diversificar é um método de expandir essa possibilidade em diversas frentes, o que deixa sua habilidade de gerir seu dinheiro de forma mais versátil e inteligente.

carteira de investimentos
Imagem: Unsplash

Diversificando seus investimentos com Equity Crowdfunding

Equity Crowdfunding é uma modalidade de investimento que vem crescendo cada vez mais e abrindo a possibilidade de ter acesso a novos mercados ou empresas com propostas inovadoras que podem ditar novas tendências do futuro.

O interessante dessa modalidade é que ela acontece através de plataformas que podem reunir empresas que possuem um propósito em comum, seja criando energias sustentáveis ou novos produtos alimentícios que se recusam a causar danos ao meio ambiente e à sociedade.

A Vegan Business trabalha justamente com Equity Crowdfunding focado 100%% em Startups “Plant Based”, ou seja, empresas que trabalham para trazer novos produtos inovadores que substituem produtos de origem animal por produtos derivados de plantas, mas que não perdem em qualidade e/ou sabor. E o legal é aprender que existem produtos veganos que não são apenas alimentícios!

Voltando para o tema com uma máxima do mercado e que vai permanecer provavelmente para sempre  é que um negócio não basta trazer apenas uma atividade lucrativa, mas também escalabilidade e propósito social pertinente.

A vantagem de investir em Equity Crowdfunding é justamente a possibilidade das pessoas que acreditam nessas ideias apoiarem diretamente Startups que as representam, tudo isso aproveitando de uma plataforma segura, registrada e respaldada juridicamente.

Com certeza é uma modalidade importante e interessante de manter na sua carteira diversificada de investimentos. É um mercado que você não só busca por lucros, mas também contribui para um avanço mais sustentável e justo para o planeta. Se isso te deixou interessado, faça parte da nossa comunidade de investidores se cadastrando aqui!

Conclusão

Saber como diversificar investimentos é crucial para o desempenho de qualquer investidor. A partir de uma carteira diversificada, quando você ver determinado mercado em queda, você pode estar mais tranquilo, porque sabe que  não possui apenas uma cesta com seus frutos, mas sim várias.

Contudo, essa é só a ponta do iceberg, com o estudo correto e aplicação de seus planejamentos de forma disciplinada, com certeza você vai estar muito mais preparado para eventuais mudanças do mercado e cada vez mais seguro para investir valores significativos e mais pulverizados em muitas e muitas áreas.

Não apenas isso, como tomar conhecimento de Equity Crowdfunding pode fazer você a vir entrar em contato com uma próxima Space X ou Beyond Meat de um setor em crescimento — como o mercado Plant Based acessado através da Vegan Business, por exemplo.

Essas dicas estão te dando o caminho, agora é sua disciplina e estudos que vão te ajudar a chegar a níveis cada vez mais altos de investimentos. 

Mas não se preocupe, afinal, nós da Vegan Business estamos aqui para te ajudar a atingir esses objetivos com cada vez mais êxito. Independente de como você vai atuar investindo, democratizar o acesso e trazer mais informação para todas as pessoas faz com que todos só tenham a ganhar no longo prazo.

E através da nossa plataforma com certeza você poderá vir a encontrar ótimas oportunidades de diversificar sua carteira, não só podendo encontrar lucro, mas também transformando o mercado de veganos com baixo impacto ambiental e preservando a saúde de outros seres vivos!

Aproveite também para ver estes outros artigos:
Quer investir em negócios veganos e plant-based? Saiba como iniciar
Você gostaria de investir em negócios veganos? 

O que achou das nossas dicas? Tem alguma que você gostaria de sugerir a mais? Fala pra gente através das nossas redes sociais, como
Instagram e Twitter! Vejo você em um próximo post! Até mais!

Imagem de capa: Unsplash



por Vinicius Aguiar em 6 de junho