A startup Bene Meat Technologies (BMT) anunciou recentemente ter se tornado a primeira empresa no mundo a receber a certificação da União Europeia para a produção e comercialização de carne cultivada para pets.
Em janeiro deste ano, a BMT revelou seus planos de desenvolver linhas de células animais para a produção de ingredientes de carne cultivada destinados à indústria de alimentos para animais de estimação. Na última semana, a empresa obteve uma licença do Registro Europeu de Matérias-Primas para Alimentação Animal, responsável por supervisionar a autorização de aditivos e coberturas para alimentação animal nos mercados da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu.
Roman Kříž, Diretor Geral da Bene Meat Technologies, expressa entusiasmo com a conquista, destacando que esta certificação é apenas o início de sua jornada para incluir a produção e venda de outras formas de carne cultivada.
Até o momento, nenhuma outra empresa recebeu aprovação para carne cultivada destinada à alimentação na Europa. A expectativa é que, dependendo de parcerias e acordos, amostras dos produtos estejam disponíveis já em 2024, e os produtos de carne cultivada possam chegar às prateleiras no próximo ano.
A empresa, fundada em 2020, liderada por uma equipe de 80 biotecnólogos e cientistas de alimentos internacionais, destaca-se ao oferecer uma alternativa sustentável à carne no mercado de alimentos para animais de estimação da UE, fornecendo proteína animal de alta qualidade sem abater animais. O Diretor Executivo Global da Compassion in World Farming International (CIWF), Philip Lymbery, elogia a aprovação, ressaltando a boa notícia de ver a carne cultivada sendo produzida sem prejudicar animais no processo.
Imagem de capa: Unsplash
Leia também:
IA Produz Carne Cultivada para Animais de Estimação: conheça a BioCraft
Como consumidores se sentem sobre carne cultivada para pets