A inovadora em biomateriais MycoWorks e sua investidora anterior, a General Motors, uniram-se em 2022 para desenvolver materiais à base de micélio específicos para interiores de automóveis.

Dois anos depois, as empresas apresentaram o que alegam ser o primeiro carro a incorporar um material bio-baseado de micélio como alternativa ao plástico e couro.

O veículo, o mais recente conceito elétrico da Cadillac, o EV SOLLEI, apresenta o Fine Mycelium da MycoWorks em uma versão iridescente nos tapetes de carregamento do console e nos bolsos das portas, destacando sua versatilidade no design automotivo sustentável.

Erin Crossley, diretor de design da Cadillac, afirmou que o novo conceito visa redefinir o uso de materiais e o ato de viajar com um design otimista e inspirado no celestial. “O conceito SOLLEI cultiva a visão de expressão ilimitada e integração artística entre viagem e lazer,” acrescentou.

Materiais de micélio inovadores

Fundada em 2013 por Philip Ross e Sophia Wang, a MycoWorks tem sede em San Francisco. A empresa se especializa na criação de materiais inovadores cultivados a partir de micélio, que oferecem a resistência, durabilidade e sensação tátil do couro animal de alta qualidade, mas com menor impacto ambiental.

Desde o lançamento de seu material de destaque, o Reishi, em 2020, a MycoWorks fez parcerias com marcas de luxo, incluindo o chapeleiro Nick Fouquet, Hermès, Ligne Roset e GM, como mencionado.

A MycoWorks, que arrecadou até agora 225 milhões de dólares, incluindo 125 milhões em 2022, segundo a Tracxn, abriu sua primeira fábrica em escala comercial na Carolina do Sul no ano passado para produzir Reishi usando sua tecnologia patenteada Fine Mycelium.

De acordo com a empresa californiana, o Fine Mycelium oferece controle sem precedentes sobre a cadeia de suprimentos de materiais naturais, permitindo uma produção personalizada e de alta qualidade para atender à crescente demanda e continuar desenvolvendo novos materiais.

“O MycoWorks está agradecido por trabalhar com a General Motors no co-desenvolvimento de uma nova categoria pioneira de materiais de micélio com o Fine Mycelium,” disse o CEO, Matthew Scullin.

“A colaboração da MycoWorks com a Cadillac e a General Motors é a primeira na indústria automotiva, demonstrando o enorme potencial do Fine Mycelium™ na mobilidade sustentável e o que isso significa para o futuro do design automotivo limpo e responsável,” acrescentou.

As empresas revelaram o novo EV na Cadillac House em Vanderbilt, Warren, Michigan.

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

Shiru e Ajinomoto se unem para desenvolver proteínas doces que substituem o açúcar

Vegy busca parceiros para expandir negócios veganos no Chile

Lallemand investe na empresa de enzimas Livzym

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores