A empresa de descoberta de proteínas habilitada por IA, Shiru, anunciou uma parceria com a Ajinomoto Health & Nutrition North America para desenvolver e comercializar proteínas doces que podem substituir o açúcar e adoçantes em bebidas e produtos especiais.
As proteínas doces podem ser até 5.000 vezes mais doces que o açúcar, podendo substituir de 70% a 90% da doçura proporcionada pelo açúcar em alimentos e bebidas. Enquanto o açúcar refinado aumenta os níveis de glicose no sangue, as proteínas doces podem moderá-los, pois são metabolizadas de maneira diferente. Isso pode ajudar no controle de condições como diabetes.
A vanguarda dos ingredientes funcionais
Esta será a primeira vez que a Ajinomoto Health & Nutrition testará proteínas doces, e a empresa contribuirá com sua vasta expertise em fermentação para a parceria. Também é a primeira incursão da Shiru nessa categoria; a empresa utilizará sua plataforma de descoberta baseada em IA, Flourish, para identificar proteínas naturais e seguras para alimentos, que antes não eram conhecidas por sua doçura. Espera-se que a plataforma ajude a superar desafios relacionados aos efeitos de sabor e estabilidade das proteínas doces.
“Nossa parceria com a Shiru é um exemplo da nossa abordagem para a inovação,” disse Ryan Smith, Diretor de Crescimento e Vice-Presidente Executivo da Ajinomoto Health and Nutrition. “Como líderes do setor, acreditamos que essa parceria nos posicionará na vanguarda dos próximos avanços em ingredientes funcionais, especificamente em proteínas, uma categoria de crescente interesse para os consumidores. Esta colaboração e nossas forças equilibradas nos permitirão identificar proteínas naturais para uso como adoçantes em diversas aplicações, atendendo às demandas em mudança da indústria alimentícia e às expectativas dos consumidores.”
Impacto positivo na saúde humana e do planeta
Em maio, a Shiru anunciou o lançamento do ProteinDiscovery.ai, descrito como o “Amazon das proteínas”. O mercado permite pesquisar, descobrir, testar e comprar moléculas para uma variedade de aplicações, com mais de 33 milhões de moléculas categorizadas por sequência, uso funcional e expressão bem-sucedida.
A Shiru já havia feito parcerias com multinacionais como Puratos e Griffith Foods para descobrir e expandir ingredientes sustentáveis. No ano passado, a empresa também anunciou o desenvolvimento do OleoPro, uma gordura estruturada de alto desempenho que substitui a gordura animal saturada e óleos tropicais não sustentáveis.
“A Ajinomoto Health & Nutrition conduziu uma extensa diligência e determinou que a parceria com a Shiru oferece acesso a um panorama de soluções proteicas que é verdadeiramente diferenciado e representa o caminho mais rápido para descobrir e desenvolver proteínas doces comercialmente valiosas em suas linhas de produtos,” disse a fundadora e CEO da Shiru, Dra. Jasmin Hume.
“Na Shiru, compartilhamos a visão da Ajinomoto Health & Nutrition de comer bem e viver bem. Juntas, nossas empresas estão agora usando inteligência artificial para impulsionar essa missão, o que nos entusiasma muito. Já estamos identificando proteínas naturais, escaláveis e de alto valor para as marcas da Ajinomoto Health & Nutrition, que sabemos que terão um impacto positivo tanto na saúde humana quanto na do planeta.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Vegy busca parceiros para expandir negócios veganos no Chile
Lallemand investe na empresa de enzimas Livzym
Millow recebe €2,4 milhões da UE para produzir alternativas de carne
Compartilhe: