A Super Vegan, marca de chocolates veganos, está concorrendo no Brasil Design Awards

A empresa está competindo em duas categorias: Craft Design (na subcategoria Ilustração) e Design de Embalagens (na subcategoria Consumo de Massa). É possível clicar nesses links para realizar a sua votação, mas atenção: o prazo é só até o dia 27/10

As ilustrações e as embalagens artísticas foram desenvolvidas pela agência Carinhas, dos designers Melina Pettendorfern e Raphael Gomes. 

Juliana Salgado explicou que uma amiga dela já tinha contratado essa agência para sua marca de chocolates, chamada Almadoré. A empreendedora acabou se apaixonando pelo design: “Eu me apaixonei: vi que eles tinham muito foco nessa parte de embalagem de produto e entrei em contato com eles. Foi uma decisão muito natural e certeira,  isso se traduziu completamente nas embalagens”. 

Em uma comunicação, a agência Carinhas escreveu: “Três projetos nossos entraram na shortlist do Prêmio Brasil Design Award em quatro categorias! Ou seja, isso significa que os projetos passaram pela primeira avaliação do júri e podem ser indicados como vencedores, dentro das classificações Bronze, Prata ou Ouro”. 

Se verificarmos a shortlist, o Super Vegan entrou nas duas categorias em que estão concorrendo. Uma notícia boa, não é? 

Embalagem da Super Vegan

Imagem: Divulgação Super Vegan

Mudança das embalagens

Anteriormente, a empreendedora acreditava que as embalagens não estavam a altura dos seus produtos, por isso, esse novo design foi escolhido. 

A ideia de animais super-heróis ilustrados foi mantida, afinal, o nome da marca é “Super Vegan”, remetendo ao mundo dos heróis. 

Juliana explicou: “Cada um dos personagens simboliza uma luta contra o especismo, no caso a raposinha contra a indústria de peles, o macaquinho contra as mudanças climáticas que acaba com o habitat, e o esquilinho contra a caça”.

Um personagem que está concorrendo, mas a linha não foi lançada, é a gatinha. A fundadora apontou que essa personagem representa o mau trato e o abandono que muitos desses animais sofrem. 

Ela finalizou: “Todos eles simbolizam a luta, como se os animais tomassem essa frente: uma luta contra o especismo”, acrescentando: “Eles tomam o próprio protagonismo por serem ilustrados nas nossas embalagens”. 

Embalagem da Super Vegan

Imagem: Divulgação Super Vegan

A importância do design 

Muitos empreendedores podem ignorar a importância do design para seu produto. 

Juliana explicou sobre a necessidade de ter embalagens bonitas e que façam sentido com a sua marca: “A embalagem de produtos, além de chamar a atenção, é super importante, ela traduz a mensagem que você quer passar enquanto produto”. 

Também deu um exemplo fazendo relação com a Super Vegan: “Queremos que nosso produto seja acessível, divertido, fofo e as embalagens traduzem exatamente essa mensagem que queremos passar”. 

Embalagens da Super Vegan

Imagem: Divulgação Super Vegan

Sobre o Brasil Design Awards 

Tem curiosidade de conhecer mais a premiação Brasil Design Awards? 

O Prêmio é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), entidade que visa ampliar o mercado de serviços de design, comunicando — tanto para o mercado, instituições e governo — a importância que o design tem para a sociedade brasileira e o desenvolvimento do nosso país. 

As categorias da premiação são variadas: 

  • Branding
  • Design Gráfico
  • Craft for Design
  • Design de Ambientes
  • Design de Embalagem
  • Design de Impacto Positivo
  • Design de Produto
  • Design de Serviço 
  • Design Digital 
  • Design Editorial

O juri do Prêmio é composto por designers, arquitetos, comunicólogos, marketeiros, entre outros, todos envolvidos com design. Alguns nomes são os seguintes: Gustavo Greco (Sócio e Diretor de Criação da Greco Design), Stephanie Ribeiro (arquiteta, escritora e palestrante), Jéssica Gomes (Diretora de Criação e Comunicação na Sallve), entre muitos outros. 

Nas categorias que a Super Vegan está concorrendo, os jurados são os seguintes: 

  • Laura Amaral — na categoria Design de Embalagem, ela é sócia e diretora de estratégia na Bendito Design
  • Fábio Haag — na categoria Craft for Design, ele é fundou a Fabio Haag Type  que atende clientes como Bradesco e Nestlé

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Founder Series: CEO da Super Vegan fala sobre empreendedorismo

Super Vegan é destaque no Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Super Vegan e Veg Capital se destacam no Vegconomist

*Imagem de capa: Divulgação Super Vegan



por Amanda Stucchi em 7 de outubro