Awevo Foods, uma startup espanhola de ovos plant-based sediada em Madrid, lançou seu primeiro produto para o setor de serviços alimentares e hospitalidade, além do varejo: ovos líquidos Awevo nos formatos de 400 e 1000 ml.

Os ovos plant-based da Awevo são descritos como indistinguíveis dos ovos convencionais, proporcionando o mesmo sabor, textura e aparência que seus equivalentes de origem animal. Feitos principalmente de proteína de batata, não contêm colesterol nem gorduras saturadas.

Versáteis, podem ser utilizados para fazer ovos mexidos, omeletes, bolos e outros pratos que tradicionalmente requerem ovos. “Eles desafiarão todos os seus sentidos”, afirma a empresa em seu site.

Um pipeline de produtos de ovos

A startup também lançou o Awevo Clara, claras de ovos em pó livres de alérgenos que imitam as funcionalidades de suas contrapartes em merengues, macarons, suflês, bolos de pão-de-ló, mousses, espumas, cremes, recheios de pastelaria, marshmallows, biscoitos e mais.

O portfólio jovem da empresa logo se expandirá com novos produtos, incluindo ovos cozidos e poché com gemas moles. Você pode assistir a um vídeo de gemas moles Awevo aqui.

Com suas alternativas, a Awevo visa oferecer uma opção mais ética para pessoas que seguem uma dieta vegana ou que desejam reduzir seu consumo de produtos animais. Além de serem 100% livres de ovos, sua produção é mais sustentável: de acordo com a startup, ela envolve 90% menos emissão de gases de efeito estufa, 83% menos uso de terra e 95% menos consumo de água do que ovos de galinha.

A experiência dos ovos

Javier Redondo e Erika Reyes fundaram a Awevo para desenvolver e comercializar alternativas plant-based para produtos tradicionais. A iniciativa começou como um projeto de pesquisa e desenvolvimento na cozinha/laboratório do restaurante 100% vegano Frutas Prohibidas, no centro de Madrid, onde eles criaram com sucesso seus primeiros ovos veganos.

O sucesso do produto no restaurante os motivou a entrar no mercado varejista e Horeca, oferecendo aos consumidores uma “experiência de ovos inesquecível”.

Recentemente, a Awevo apresentou seu produto inovador na 6ª edição do evento talks em Valência, um evento B2B organizado pelo KM Zero Food Innovation Hub. No jantar experiencial do evento, os participantes tiveram a oportunidade de saborear uma omelete invertida sem ovos cortesia da startup de ovos plant-based.

Com seu lançamento no mercado, a Awevo Foods se posiciona entre as alternativas de ovos plant-based mais inovadoras e organolépticas do país. A marca se junta a pares espanhóis como UOBO, uma marca de Barcelona que oferece ovos líquidos plant-based, e Shukran Foods, que lançou uma alternativa 100% vegana para ovos no formato em pó para o canal Horeca no ano passado.

“Depois de validar o ovo vegano como um produto por mais de três anos, é hora de dar o salto e ocupar o lugar que o mercado de ovos plant-based demanda, para lembrar a todos que é possível comer DELICIOSO, SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL sem abrir mão de nada. Galinhas 100% felizes, de verdade”, declara a Awevo em seu site.

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

Estudo liga nitratos de plantas a menor risco de mortalidade

Estudo busca aumentar a produção de leguminosas na Itália

Dinamarca introduzirá “primeiro” imposto de carbono na agricultura

Por Vitor Di Renzo em 27 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores