A sociedade tem se mostrado cada dia mais consciente sobre a importância da alimentação saudável e consequentemente, do consumo de alimentos orgânicos.

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas de produção respeitam o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, do consumidor e têm como objetivo manter a qualidade do alimento.

Panorama do consumo de orgânicos no Brasil

De acordo com os dados levantados pela pesquisa “Panorama do consumo de orgânicos no Brasil”, desenvolvida pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), junto à empresa Brain Inteligência Estratégica e à iniciativa Unir Orgânicos, o consumo desses alimentos cresceu 63% em 2021.

O estudo revela que a pandemia acabou sendo um fator decisivo para esse aumento. Interessados em manter hábitos saudáveis diante da covid-19, 25% dos consumidores de produtos naturais, revelaram ter começado com essa preocupação nos últimos dois anos.

Com cada vez mais acesso à informação e conteúdos qualificados sobre o assunto, graças aos avanços tecnológicos, o público tem compreendido a importância de hábitos alimentares saudáveis.

De acordo com 47% dos entrevistados o principal objetivo da busca por produtos orgânicos é a melhora da saúde, 31% diz ter consumido ao menos um alimentos 100% natural no período de 30 dias. Em comparação aos anos anteriores, esse número era equivalente a 19% em 2019 e 15% em 2017 – um aumento de 106% entre 2017 e 2021.

Desafios

Alguns dos principais desafios do setor, é o pouco conhecimento dos benefícios dos alimentos orgânicos, o preço, assim como a distribuição desses alimentos.

Todos esses obstáculos assumem a responsabilidade diante de um mesmo desafio: ampliar a acessibilidade dos produtos orgânicos ao público em geral.

De acordo com dados de uma pesquisa idealizada pelo Instituto Akatu em parceria com a GlobeScan, 74% dos brasileiros afirmaram ter a intenção de realizar mudanças para uma alimentação mais saudável, porém apenas 34% de fato mudaram algo. Ou seja, existe um espaço bastante significativa de consumidores que ainda não adentraram ao consumo de alimentos orgânicos.

O principal motivo a existência dessa diferença é o preço alto dos produtos. Mesmo com 64% dos brasileiros afirmando estarem dispostos a pagar um preço acima da média por esses alimentos, o valor atribuído a esses produtos continua sendo um grande obstáculo para a maior parte da população.

Quando o consumidor compreende a justificativa para o preço elevado desses produtos, ela assim fica mais disposta a pagar por esse valor.

Alimentos orgânicos

Impulsionado pela conscientização da importância de uma alimentação saudável, os produtos orgânicos vem crescendo cada vez mais no mercado brasileiro.

Com isto, o outro lado da cadeia produtiva precisa aproveitar esse movimento crescente pelos seus produtos para encontrar formas de torná-los mais acessíveis a essa população, que está interessada neste modelo de alimentação.

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Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 12 de janeiro
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