O mercado de alimentos à base de soja atingirá US$ 27,1 bilhões até 2032, crescendo a um CAGR de 5,8% durante o período de previsão (2022 – 2032), conforme um relatório da Future Market Insights.
O ingrediente é utilizado em diversos produtos, por exemplo: leite de soja, substitutos de carne, tofu, óleo de soja e grãos para consumo.
O mercado de alimentos à base de soja
“O valor nutritivo e a versatilidade das formas de consumo atuam como alavancas de crescimento para o mercado global de alimentos à base de soja. À medida que os consumidores avançam para dietas conscientes a respeito da saúde, os produtos alimentares à base de soja apresentam uma alternativa ideal para dietas intensivas em laticínios, carnes e aves”, mencionou o comunicado.
Ao mesmo tempo, o consumidor está buscando produtos considerados mais saudáveis. Aqui é dado o exemplo das doenças cardíacas que faz com que as pessoas busquem alternativas com pouco teor de colesterol ruim e melhores para o coração ao óleo de cozinha tradicional.
Outro fator são as dietas que excluem a carne: “Vegetarianos que não podem consumir produtos cárneos estão procurando uma alternativa que forneça o mesmo valor nutricional devido ao qual a demanda por alimentos à base de soja deve apresentar um aumento impressionante na próxima década”, afirmou um analista da Future Market Insights.
Portanto, o relatório apontou que é esperado que o crescimento da demanda por substitutos de carne impulsione o mercado de alimentos à base de soja em regiões diferentes do mundo, aumentando consideravelmente durante o período pesquisado.
Além disso, o tofu – considerado muito comum em dietas vegetarianas e veganas – também representará uma parcela considerável do valor desse mercado global até o final desse ano. Interessante, não é? Mesmo assim, é informado que a presença de alimentos à base de soja em pratos não vegetarianos também deverá influenciar a demanda por esses produtos em um futuro próximo.
Análise regional
Vamos falar um pouco sobre a análise regional desse mercado?
O Future Market Insights ressaltou que a América do Norte manterá a liderança do setor, já que existe um aumento de demanda por esses produtos.
Enquanto isso, a China e o Leste Asiático apresentam um grande potencial de crescimento, para ter uma ideia a China possui 37% da participação total do setor, além disso, o Japão e a Coreia também dominam o mercado da Ásia-Pacífico.
Aqui foi destacado que é esperado que o Leste Asiático represente 25% da participação de mercado até o final de 2022, dominando o setor.
“Em termos de tipo de produto, os substitutos da carne parecem monopolizar o mercado. Alto valor nutricional, sabor, textura e fácil digestão de itens de soja impulsionam a demanda por carne à base de soja”, destacou o comunicado.
Os canais de vendas que liderarão o segmento são os indiretos, como supermercados e lojas de conveniência.
Principais players do setor
Segundo o relatório, algumas das principais empresas do setor são:
- Impossible Food
- Danone SA
- Nestle SA
- Gathered Food Corporation
- DuPont Solae
- Whole Soy & Co.
- The Scoular Company
- Northern Soy Inc.
- Linyi Shansong Biological Products Co. Ltd.
- Unilever Group
- Cargill Inc.
- ADM Inc.
- Solbar Ltd.
Vale destacar que nem todas elas são veganas e/ou plant-based, mas podem ter produtos ou marcas que o são.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Política: IPI de leite plant-based foi zerado!
5 marcas de leite vegetal para você experimentar
5 marcas de hambúrguer vegetal para você provar!
*Imagem de capa: Unsplash