Em mais uma colaboração entre uma empresa alimentícia tradicional e uma startup de alimentos, o produtor espanhol de frutos do mar, Grupo Angulas Aguinaga, por meio de sua marca Aguinamar, se associou à Grin Grin Foods (que recentemente mudou de marca para Vrave) para lançar seu primeiro produto plant-based, Aros de Mar, uma lula vegana.

Com os Aros de Mar, a Aguinamar está adicionando uma opção vegana à sua linha de produtos de frutos do mar de fácil preparo, expandindo-se para a crescente categoria de frutos do mar plant-based. A nova alternativa estará disponível no Carrefour e no Alcampo no final de abril.

O produto é baseado em konjac, proporcionando qualidade e textura à alternativa de lula, além de oferecer uma boa quantidade de fibras e poucas calorias. É adequado para fritar na frigideira, assar ou fritar no ar, permitindo obter uma textura crocante e firme. O konjac é uma planta popular com um cormo comestível, comumente usada para criar farinha, géis, chips, fibras e gomas. Muitas empresas o utilizam para replicar a textura de atum, ovo e gelatina.

Seção de Peixaria

A Angulas Aguinaga é uma grande player no setor de peixarias refrigeradas de autoatendimento, que possui marcas populares, como La Gula del Norte e Krissia, especializadas em produtos substitutos de surimi e enguia. O grupo tem uma forte presença em hipermercados como El Corte Inglés-Hipercor e Carrefour e produz marcas próprias para varejistas.

A indústria de frutos do mar da Espanha e associações do setor, incluindo a Conxemar, uniram forças para denunciar “fraudes na rotulagem e apresentação de produtos à base de frutos do mar”, argumentando que tais práticas confundem os consumidores. A coalizão pediu ao Ministério do Consumidor que revise e retire imediatamente os produtos à base de frutos do mar que usam nomes de peixes em seus rótulos.

É lamentável porque estudos mostraram que nomes de animais orientam os consumidores sobre como preparar um produto alternativo, como usá-lo e qual é o seu sabor, ao invés de confundi-los. Por exemplo, dados do Smart Protein report sobre consumidores de produtos plant-based na UE do ano passado mostraram que 84% dos consumidores estavam familiarizados com produtos à base de peixe, 40% dos participantes já comiam produtos à base de peixe e 22% afirmaram que queriam mais alternativas de peixe.

Note que o novo rótulo do produto vegano da Aguinamar não inclui a palavra lula. No entanto, a mídia local relatou que ele será encontrado na seção de peixaria, junto com o resto dos produtos de frutos do mar da marca.

Tradição mais inovação

Enquanto isso, para a Vrave, esse desenvolvimento de produto marca um marco no crescimento da empresa. Uma startup especializada em produtos plant-based com produtos mais vendidos como hambúrgueres de lentilha, tequeños de queijo, sorvetes de chocolate e manga e gyozas, ela atraiu investidores como Capsa Vida, Embutidos Martinez, Vicky Foods (Dulce Sol) e o parceiro de produto Angulas Aguinaga.

A Vrave compartilhou nas redes sociais: “Essa colaboração combina o melhor dos dois mundos: nossa expertise em inovação alimentar e sua reputação por frutos do mar de alta qualidade. Juntos, criamos uma solução que não é apenas deliciosa, mas também alinhada com os valores de responsabilidade corporativa e sustentabilidade.”

Leia também:

Prime Roots está distribuindo fatias de carne koji vegana

Starbucks Hong Kong lança wrap plant-based UNLIMEAT

Migros lança alternativas de carne upcycled de grãos de cevada

Por Vitor Di Renzo em 25 de abril
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores