Você já ouviu falar do ingrediente Rhiza? Essa é a nova micoproteína da The Better Meat Co. Segundo o site da empresa, essa proteína se diferencia por: “O ciclo de colheita do Rhiza é exponencialmente mais rápido do que as outras proteínas vegetais, enquanto usa menos recursos, como terra e água. É também um alimento não-processado com um perfil de aminoácidos completo, não é uma proteína isolada ou fracionada. Pense no Rhiza como o futuro das proteínas vegetais – uma oportunidade de próxima geração”. 

O ingrediente clean-label também possui diversos benefícios para a saúde, contendo mais ferro do que carne bovina, mais proteína do que ovos e mais potássio do que bananas. Também tem fibras, baixo teor de gordura e colesterol zero, o que significa que dá para apreciar esse alimento sem culpa! A micoproteína Rhiza pode tanto realçar o sabor de produtos derivados de animais quanto substituí-los completamente, além disso, pode ser usada para substituir o ovo em alimentos assados. 

Conforme Paul Shapiro, diretor-executivo da The Better Meat Co. diz à imprensa: “Rhiza oferece uma oportunidade econômica para empresas de alimentos que buscam melhorar a sustentabilidade, proporcionando a seus clientes a experiência substancial que desejam”. 

Processo de produção da micoproteína Rhiza

Mas, afinal, como esse ingrediente é produzido? O alimento principal para fazer o Rhiza são as batatas. O processo de fermentação ocorre assim: aceleram o processo natural de fermentação e, depois de algumas horas, o produto pode ser recolhido com processamento mínimo. Dessa forma, são feitas as carnes plant-based da The Better Meat Co. 

Você pode estar se perguntando: esse processo usa cogumelos? Várias micoproteínas usam esse fungo para serem criadas, mas no caso do Rhiza, conforme sua página: “A maioria dos fungos nem mesmo produz cogumelos. Nós fornecemos para alimentos ricos em amido, como batatas, tipos especiais de raízes de fungos (“Rhiza” significa “raiz” em latim) e permitimos que elas se transformem naturalmente na proteína vegetal mais carnuda do planeta”, em tradução livre. 

A micoproteína feita de batatas da The Better Meat Co.
Imagem: Divulgação da The Better Meat Co.

Sobre a The Better Meat Co. 

A Better Meat Co. é uma empresa business to business (B2B), fundada em 2018, com sede localizada na cidade de Sacramento, Califórnia (EUA). A empresa produz proteína plant-based de próxima geração. Seus fundadores são Joanna Bromley e Paul Shapiro. 

A primeira parceria importante foi com a empresa  Perdue Farms ‘Chicken Plus, que lançou uma linha de empanadas, nuggets e hambúrgueres, atualmente vendidos em 7.100 supermercados. 

Aproveite e leia também:

Mais de US$ 3 bilhões investidos em proteínas alternativas e o crescimento deste mercado 

Proteínas de fontes vegetais reduzem o risco de doenças cardíacas e demência

*Imagem de capa: Divulgação da The Better Meat Co.



por Amanda Stucchi em 11 de junho