Está pensando em transitar para o veganismo e não sabe por onde começar? Espero que essas 13 dicas te ajudem!

Primeiro, por que você quer transitar para o veganismo?

Antes de começar a transição para o veganismo, você precisa saber o que te fez escolher por essa mudança. Animais, saúde, meio ambiente? Independente de qual tenha sido a sua razão, tenha seus motivos muito claros.

Escreva em algum papel ou tenha no celular, cole na parede, carregue esse motivo sempre por perto. Quando você sentir dificuldade em transitar para o veganismo, lembre-se do seu motivo. A sua razão bem definida é o que te possibilitará de não desistir nos momentos mais difíceis.

O que você gosta muito de comer?

E é vegano, claro. Batata frita é um dos seus pratos favoritos? Comece por ela. Eu lembro que quando eu parei de comer carne, eu defini a batata como o grande amor da minha vida.

A batata era um alimento que eu já estava acostumada (e minha mãe adorava fazer cozinha com azeitonas, minha paixão) então eu comia esse alimento o tempo todo. Não pense que isso é o correto, mas tenha isso como opção para começar.

Tentar fazer uma coxinha de jaca ou um prato com proteína de soja pode ser muito difícil a primeira vez, e pode causar frustração. Por isso minha dica é focar em alimentos que você já sabe que gosta (e sabe fazer), e depois arriscar novidades.

Depois foque em conhecer pratos novos e arriscar novidades na cozinha

Agora sim, foque nas novidades. Afinal, você precisa de mais do que batata para se alimentar, certo?

Com o tempo você vai sentir necessidade de comer coisas diferentes, e nessa hora você deve arriscar na cozinha. Aproveite todos os canais veganos do Youtube para descobrir receitas novas de todos os tipos. E teste muito. Até hoje eu tenho dificuldade em fazer bolos veganos, mas continuo tentando. Outras receitas como hamburguers e pizzas, eu já faço com mais facilidade. Tudo é questão de testar e não desistir.

Conheça gente nova!

Infelizmente é impossível escapar das opiniões sem fundamento, do preconceito das pessoas, e as “piadinhas” da família sobre o novo estilo de alimentação. Mas é possível conhecermos pessoas que dividem o mesmo estilo de vida que nós.

Se não tem nenhum conhecido seu que é vegano ou que quer transitar para o veganismo, conheça pessoas por grupos de facebook e em eventos na sua cidade. Se relacionar com outros veganos te ajuda nos momentos mais difíceis, te ajuda a tirar dúvidas frequentes, e ainda te possibilita fazer novas amizades.  

Entenda quanto tempo você precisa para mudar

É mais fácil encontrar conteúdos falando que o ideal é fazer uma transição lenta e gradual. E pode ser sim que essa seja a melhor opção para você. Mas pode ser que não.

É importante entender o seu tempo e ver o que se encaixa melhor na sua realidade e com as suas características. Algumas pessoas podem preferir tirar primeiro carne vermelha, depois frangos, depois peixes, e por últimos os derivados de leite e ovo. Outras podem preferir começar pelos derivados. Outras ainda podem preferir começar por fora da alimentação. Assim, você começa retirando produtos que testam em animais, roupas com tecidos de origem animal, entre outros.

Não há regra. Entenda como é mais fácil para você, e comece. O primeiro passo, e mais importante, é começar!

Conheça alguns movimentos

Talvez você já conheça a segunda sem carne e o Veganuary, certo? Caso você opte por começar aos poucos, eles podem ser excelentes opções.

A Segunda sem carne, como o próprio nome já sugere, é um movimento que te incentiva a retirar as carnes toda segunda-feira. É apenas um dia na semana, então é fácil para começar e para convidar seus amigos a conhecerem o movimento.

Já o Veganuary é um movimento que te incentiva a deixar as carnes, leites e ovos de lado por um mês. A ideia surgiu para que você comece deixando de comer carne durante o mês de janeiro, mas pode ser feita em qualquer mês.

Esteja sempre informado

Lá em cima comentei sobre a importância de ter seus motivos bem claro, certo? Mas como saber exatamente quais são seus motivos? Se mantendo informado. Podemos falar sobre se manter informado de duas formas: se informar sobre a realidade do veganismo e conhecer as novidades.

Para se informar sobre a realidade do veganismo, seja ela sobre os animais, nossa saúde ou o meio ambiente, você pode conhecer sites, canais do Youtube, livros, documentários e algumas palestras.

Dicas de documentários: Cowspiracy, Earthlings e A Carne é Fraca
Dicas de livros: Alimentação sem Carne, Libertação Animal, Política Sexual da Carne
Dicas de vídeos no Youtube: Além do Carnismo, Melanie Joy; 101 Reasons To Go Vegan; The Best Speech You’ll Ever Hear, Gary Yourofsky

E para conhecer as novidades, você pode optar novamente pelos sites e por canais do Youtube.

Dicas de site: Vegan Business e Vista-se
Dicas de canais no youtube: Vegetarirango e Fábio Chaves

Entenda o cardápio dos seus restaurantes favoritos

Você conhece todas as opções que o cardápio do seu restaurante favorito oferece? Para você não abandonar de vez esse restaurante, você precisa conhecer todo o cardápio e entender se o estabelecimento oferece substituições.

Algumas hamburguerias permitem que você substitua o queijo por outro vegetal, por exemplo. Converse com os funcionários, ligue, mande e-mail. Tente aproveitar as possibilidades que o restaurante pode te oferecer, afinal transitar para o veganismo não significa abrir mão de tudo.

Conheça restaurantes novos

Essa com certeza é minha dica favorita. Busque no Google todos os restaurantes da sua cidade, e se organize para conhecer aos poucos.

Você vai perceber o quanto é confortável estar em um ambiente onde você pode comer todas as opções do cardápio. É incrível! E com certeza você vai descobrir um hobby procurando esses lugares.

Procure um nutricionista vegano

Embora esse item não seja seguido por muitas pessoas é uma dica bastante importante. Faça exames e entenda como está seu corpo. Lembre-se que ficar doente depois de virar vegano vai trazer mais questionamentos dos seus amigos sobre seu estilo de vida.

É importante procurar um profissional que entenda sua escolha e te oriente nas substituições certas. Assim, os clássicos “e as proteínas?” ou “e a b12?” não podem ser um problema. A dieta vegana tem diversos benefícios comprovados cientificamente, porém ainda é um tabu para algumas pessoas. Ao estar saudável, você só comprova isso e evita argumentos.

Conheça marcas novas e alimentos de transição

Algumas pessoas aderem o estilo mais “natureba”, por tanto não vão te aconselhar alimentos mais industrializados como leites prontos, hambúrgueres industrializados, maioneses veganas de mercado, queijos veganos ou mortadelas veganas. Essas opções realmente não são as mais saudáveis, porém salvam na hora de transitar para o veganismo.

Por isso, não se sinta culpado por escolher marcas de produtos industrializados. Aproveite que você está na fase de descobrir novos sabores para fazer compras mais conscientes e favorecer as pequenas empresas.

Faça suas versões veganas

Embora comprar leites veganos prontos sejam muito mais práticos, ainda existe uma opção mais barata e saudável: fazer em casa.

Ao mesmo tempo que você vai testar marcas novas, vale colocar a mão na massa e cozinhar diversos alimentos novos. Você pode fazer tudo em casa: leites, queijo, chocolates, pizzas, hambúrgueres, maioneses, e até coxinha vegana!

Não se culpe por errar

Ontem você conseguiu fazer um dia totalmente vegano e hoje comeu um produto com leite? Não tem problema. Lembre-se que você precisa respeitar o seu tempo.

O importante é que você vire vegano, afinal é seu objetivo. Erros podem (e vão) acontecer. E vou te contar um “segredo”: tudo bem! Não se culpe por errar e não exija a perfeição.

Seu corpo e seu paladar vão se acostumar. E com o tempo tudo ficará mais fácil. Afinal, o nosso corpo e nossa mente se adaptam. Respeite seu tempo, use essas dicas para transitar para o veganismo e go vegan!


Leia também Guia para receber um convidado vegano em casa e Sustentabilidade e Veganismo andam juntos? (e como não?)

Por Lari Chinaglia em 11 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores