Você ainda tem dúvidas se inclui ou não opções veganas no cardápio do seu restaurante?

A busca por uma alimentação mais inteligente e saudável já é uma realidade mundial.

Segundo dados do IBOPE Inteligência, em 2018, aproximadamente 30 milhões de pessoas já se declaravam vegetarianas no Brasil e desse total, 60% demonstraram preferência por consumir produtos veganos.

Sim, os hábitos de consumo estão mudando.

A população está mais propensa ao estilo de vida saudável, e isso inclui a redução dos hábitos de fumar e ingerir álcool, mas principalmente, se alimentar de modo consciente e se exercitar.

Para não restar dúvida alguma, separamos cinco motivos para incluir opções veganas no seu restaurante.

Motivo 1: Mercado em plena ascensão

As estatísticas não mentem!

De acordo com um artigo da edição especial da revista The Economist, o “The World in 2019”, este é o ano do veganismo.

Com o empoderamento da geração Y, o estilo de vida vegano, em que as pessoas excluem o consumo de carne, couro, e todos os produtos de origem animal, incluindo ovos, lã e seda, está em alta e cresce ao redor do mundo.

As gigantes do mercado da alimentação já sentiram o impacto causado pela redução no consumo de produtos de origem animal, e já se prepararam para abocanhar parte do mercado vegano.

No Brasil, a estatística mostra crescimento de 75% em relação a 2012. Isso reafirma a popularização do estilo de vida vegano e prediz que o país ainda precisa melhorar muito a oferta de produtos para atender à crescente demanda.

Esse mar azul onde a demanda é superior à oferta já é motivo suficiente para incluir opções veganas no seu restaurante. 

Mas não nos contentamos, e ainda te daremos mais quatro.

Motivo 2: Economia para seu orçamento

Oferecer opções veganas a princípio pode parecer complicado e caro, mas a verdade é que ao explorar a criatividade e criar pratos com alimentos comuns, como arroz, feijão, espinafre e brócolis você oferece combinações nutritivas e de baixo custo.

Receitas criativas e apetitosas com ingredientes simples e baratos podem fazer a diferença no orçamento e ajudar a conquistar novos paladares.

Além disso, é bom lembrar que carnes, ovos, leites e derivados representam uma fatia considerável do orçamento de um restaurante.

Motivo 3: Mais clientes, mais lucros

Se você está pensando em como aumentar sua clientela esteja certo de que tornar seu restaurante vegan-friendly atrairá um público ético, fiel e unido.

Restaurantes veganos ou que oferecem opções veganas são mais amigáveis e atraem a curiosidades não só de adeptos a este estilo de vida. 

Há uma tendência no consumo pautado na ética e valores pessoais, então, o veganismo, por pertencer a uma causa ética em defesa dos animais, atrai simpatizantes, que poderão se tornar seus clientes.

Em pesquisa realizada pela consultoria Veganizer, em Nova York, dos 17 restaurantes que fizeram a transição para o veganismo, todos relataram aumento de vendas entre 10% e 1.000%. 

Vamos a um exemplo prático. Meus pais são onívoros e eu sou vegetariana. Uma vez por semana saio com eles para jantar e advinha onde vamos? Num restaurante vegan-friendly é claro. 

Já tivemos experiências bastante desagradáveis, onde sugeri adaptação no prato e o restaurante não oferecia essa opção. Perderam três clientes. E penso que esse tipo de situação seja mais comum do que se imagina.

Então, mais um motivo para se adaptar.

Motivo 4: Aumente sua popularidade nas mídias sociais

Um outro fenômeno observado pela consultoria Veganizer, além do aumento dos lucros, foi a elevação no número de seguidores, entre 100% e 15.000%.

O fato é que apoiar causas como a sustentabilidade, a alimentação saudável e o veganismo pode ativar gatilhos mentais ligados ao compromisso e à coerência, o que eleva a lealdade e a fidelização.

Ressalta-se que essa geração, que utiliza as mídias sociais de acordo com seus valores e crenças, se importa com as pautas éticas e tendem a compartilhar o que gostam.

Então, adaptar seu cardápio para o público vegano levará maior visibilidade para o seu negócio.

Motivo 5: Abraçar outros nichos

Se a alimentação é parte fundamental para a promoção e manutenção da saúde, por que não aproveitar e mostrar a seus clientes que você se preocupa com a saúde deles?

É importante salientar que o consumo de produtos veganos não se restringe apenas aos adeptos desse estilo de vida. 

Alimentos veganos também atraem pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, como também, aquelas que restringem produtos de origem animal por alguns dias da semana ou aleatoriamente.

Oferecer pratos funcionais, feitos com produtos vegetais e que atendam não apenas ao público vegano, como também, todas as pessoas que se preocupam com a alimentação saudável é uma maneira simples de incrementar o cardápio e torná-lo mais completo.

Então, por que não pensar também nesses nichos?

A alimentação vegana é tendência mundial e você só tem a ganhar com a inclusão de opções no seu restaurante. Não faltam motivos para decidir de vez aproveitar o crescimento do mercado vegano e atender aos interesses por este estilo de vida.



por Nadia Ferreira Gonçalvez em 9 de julho