Os leites veganos ou leites vegetais estão ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados. Seja pelo movimento do veganismo ou por algum tipo de intolerância a lactose, as pessoas estão se conscientizando de que existem melhores opções de leite no mercado.

Além de não contribuírem com nenhum tipo de crueldade animal, os leites veganos são mais saudáveis. Isso porque eles são livres de lactose, colesterol, possuem um baixo índice glicêmico e promovem maior saciedade.

Tal da castanha

A Tal da castanha faz seus produtos com apenas 2 ingredientes. “Você pode ter notado que outros produtos usam muitos ingredientes e aditivos para entregar o seu “valor nutricional”. Nós acreditamos que o real valor vem de seus ingredientes essenciais. Escolha apenas o verdadeiro e natural poder nutritivo!” (texto do site).

O portfólio da marca é bem grande, com produtos como: leite de castanha do caju, castanha do caju e castanha do pará, castanha de caju com coco, castanha de caju e cacau, entre outros. A marca aposta nessa castanha para desenvolver produtos incríveis, e claro, veganos.

Além dos leites veganos, a marca oferece pasta de castanha de caju, snacks e shakes proteicos.

Do bem

A marca Do bem é conhecida pelos seus sucos naturais e mais saudáveis. Alguns até com 100% de fruta. Só que a marca resolveu inovar um pouco mais e trazer leites veganos para seu portfólio.

“Em 2009 mudamos o mercado de sucos no Brasil ao oferecer a primeira linha de sucos integrais sem conservantes em caixinhas. Agora, chegou a hora de “atualizar”, outro mercado: o de leite. A nossa fazenda são os coqueiros das praias”, conta Marcos Leta, idealizador da do bem.

A marca já chegou lançando quatro diferentes sabores: original, baunilha, chocolate e café com leite.

Sabe aqueles comentários típicos de quem quer ser contra o veganismo? “Mas e o cálcio?” Bem, a Do bem pensou nisso. Todas os leites veganos da linha são feitos a partir do coco maduro e possuem valor de cálcio bastante semelhante ao encontrado no leite de vaca.

Cajueiro

A marca Cajueiro nasceu no estado do Rio Grande do Norte. E não é por menos. “O Rio Grande do Norte é um dos maiores produtores de castanha de caju do Brasil, além de possuir o maior cajueiro do mundo.”

Partindo dessa vantagem local, nasceu a Cajueiro, uma marca de bebidas feita a base de castanhas de caju. Com isso, surgiram três produtos incríveis: uma bebida cremosa feita apenas com água e castanhas selecionadas; uma segunda feita a base de castanha, amendoim e água; e a terceira feita de água e castanhas assadas. Apenas esses ingredientes.

O leite da Cajueiro custa em média 15 reais o litro.

IsolaBio

A marca IsolaBio está no mercado desde 1999, sempre com bebidas vegetais orgânicas. A marca tem oito certificações, como Produto orgânico Brasil” e o “Enviromental & work ethicals certification”. A marca é italiana, mas é possível comprar no Brasil.

Você encontra leites de amêndoas, leite de arroz, leite de aveia, leite de coco, leite de avelã. São vários produtos para você conhecer e decidir qual é o seu favorito. Os leites veganos de um livro da marca custam em torno de 20 a 25 reais.

DuCoco

A marca DuCoco também entrou na tendência do veganismo e dos leites veganos. Ela está há mais de 35 anos no mercado e garantindo a “água mais saborosa ou a polpa mais suculenta” (segundo o site).

Depois de tanto apostar nas água de coco, a marca resolveu ir para os leites. Assim surgiram duas versões saborosíssimas: original e chocolate. Você também encontra esses produtos em tamanhos de 1 litro e 200 ml.

Pamalani

A marca Pamalani traz algumas opções de leites veganos incríveis. Tudo começou quando o Márcio, responsável pela marca, provou pela primeira vez o leite de amêndoas. E a partir disso essa história começou a ganhar mais força. Hoje a marca possui leite de coco e leite de amêndoas, originais e com algumas versões com outros sabores. Além de diversos outros produtos.

Os leites veganos da Pamalani são um pouco mais caros. Você consegue comprar pelo site da marca leites de 500 ml por R$22,95, e ainda tem opções de combos.

Com tanta marca de leites veganos no mercado não tem motivo para não começar a substituir, certo? Sempre digo que testar as opções veganas é um ótimo começo para virar vegano. Sem medo do que as marcas e produtos novos podem te oferecer.

Leia também 7 provas de que ser vegano é barato e 6 benefícios cientificamente comprovados de uma dieta vegana



por Lari Chinaglia em 26 de fevereiro