A Colart é um fornecedor internacional de materiais de arte com sede em Londres. Uma novidade recente é que a empresa lançou tintas sem origem animal na linha Elephant

Karen Spinner, diretora comercial da Colart, falou em uma comunicação via LinkedIn: “Nossas tintas de qualidade artística são vibrantes, versáteis e embaladas de forma sustentável. A equipe da Elephant está comprometida em fazer produtos verdadeiramente sustentáveis ​​que sejam bonitos de usar, acessíveis e gentis para o nosso planeta. Temos plena consciência de que temos a responsabilidade de mudar a maneira como fabricamos, distribuímos e falamos sobre os produtos que amamos”. 

Diferenciais das tintas sem origem animal

Os diferenciais sustentáveis das tintas sem origem animal são os seguintes: os tubos são de alumínio em vez de plástico — todo esse material foi retirado da embalagem (menos nas tampas), até as etiquetas são feitas de papel. 

A embalagem também é reciclável e certificada pelo Conselho de Manejo Floresta (FSC), ocorrendo um sistema de descarte responsável de tubos gratuito para os clientes da marca. Também criaram conjuntos personalizáveis, o que afirmam ser um passo importante na redução do desperdício e produtos indesejados. 

A diretora comercial também deu detalhes sobre os planos para o futuro da linha Elephant, relatando que desejam eliminar as tampas de plástico — apesar do material poder ser devolvido de forma responsável por meio do sistema da empresa — e retirar os biocidas usados nas tintas. 

Além disso, como as tintas não possuem origem animal, a empresa pretende certificar totalmente a cadeia de suprimentos para garantir que nenhuma matéria-prima entre em contato com derivados de origem animal. Ela falou: “Isso garantirá que os itens futuros da linha Elephant sejam totalmente veganos e certificados como livres de crueldade”. Ótima notícia, não é? 

Atualmente é possível encontrar as tintas sem origem animal no e-commerce da Elephant, que possui 10 x 21 ml de cores que podem ser misturadas: amarelo médio, azul-marinho, verde-escuro, marrom quente, marrom, branco, preto, carmesim escuro, azul-celeste e  marrom-claro. 

O valor é de £ 9,99 (R$ 73,50) e há entrega em todo o mundo. 

Sobre a Colart 

A Colart faz parte da Lidéngruppen, uma empresa familiar sueca. A marca mais antiga da fornecedora de materiais de arte é a Lefranc Bourgeois,  fundada há 300 anos e produzida na França. 

Apesar da Colart não ser totalmente vegana, é possível perceber que existe preocupação com a sustentabilidade: todos os anos criam relatórios fazendo um balanço das atividades do ano anterior, disponível nos idiomas inglês, francês e chinês. 

Se voltarmos no tempo, o relatório de 2018-2019 da empresa já afirmava seu desejo por ter produtos veganos e sem plástico: “Estamos continuamente olhando para melhorar nossa embalagem e reduzir nosso plástico de uso único. Nosso feedback do consumidor inclui o desejo por produtos veganos. Embora nem sempre seja possível, estamos procurando alternativas para garantir que nossos consumidores tenham uma escolha”. 

Com o lançamento dessa linha sem origem animal e a declaração no relatório, podemos verificar que a marca está ouvindo seus consumidores (e a demanda do mercado) e aplicando as sugestões na realidade. 

“A indústria criativa está crescendo, e a oportunidade de ser capaz de fornecer ferramentas sustentáveis ​​para a autoexpressão nunca foi tão grande”, contou a Colart. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Inspiração: giz de cera vegano de vegetais que seriam descartados 

Artesanato sustentável: a arte para preservar o meio ambiente

Projeto internacional beneficia preservação da onça-pintada 

*Imagem: Divulgação Colart / via post da Karen Spinner

Por Amanda Stucchi em 16 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores