Durante seu desfile de inverno, a renomada estilista britânica, Stella McCartney, lançou suas renomadas e luxuosas bolsas Falabella e Frayme, confeccionadas a partir do inovador material batizado de MIRUM, um couro vegano livre de componentes de origem animal e derivados do plástico.

A revelação da linha MIRUM durante o evento destacou o engajamento contínuo da marca Stella McCartney na ampliação de suas opções de produtos ecologicamente responsáveis. Além disso, enfatizou o compromisso da estilista com o incentivo a sustentabilidade. Em consonância com a visão de Stella McCartney, dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que somente no ano de 2020 foram utilizadas 1,4 bilhão de peles animais na indústria global de couro, um processo que frequentemente envolve o uso de produtos químicos nocivos e a emissão de gases tóxicos no processo de curtimento.

Couro vegano Mirum

Desenvolvido pela empresa norte-americana, Natural Fiber Welding (NFW), o MIRUM surge como um material altamente customizável, construído a partir de ingredientes certificados e de base biológica. Em sua composição, destacam-se componentes como borracha natural, fibras provenientes da natureza, óleos vegetais e pigmentos, incluindo notáveis adições como biocarvão e óxido. Além disso, o MIRUM dispensa qualquer componente plástico e não demanda processos de bronzeamento ou excesso de consumo de água, o que resultaria em resíduos hídricos.

A Natural Fiber Welding aponta que o couro proporciona funcionalidade, resistência e uma estética visual cativante, ao mesmo tempo em que demonstra impermeabilidade à água. Dessa forma, a pegada de carbono do material é consideravelmente inferior quando comparado ao couro animal e outras alternativas veganas.

Mais do que isso, o MIRUM apresenta uma faceta ambientalmente consciente: é reciclável e compostável. Conforme evidenciado por um estudo encomendado pela NFW, o couro proveniente de fontes de petróleo gera entre 7 e 15 quilogramas de CO2 por metro quadrado, o MIRUM contribui com meros 0,8 a 2,1 quilogramas de CO2.

Mirum no mercado

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

A Natural Fiber Welding já colaborou com marcas renomadas do mercado da moda de luxo. O couro MIRUM já faz parte da coleção de calçados da marca vegana Brave GentleMan. A grife alemã, Melina Bucher, também lançou bolsas confeccionadas a partir do MIRUM em 2021. Além disso, a Anita Dongre ampliou seu escopo ao lançar uma linha de acessórios compreendendo cintos e bolsas, todos confeccionados com MIRUM.

De acordo com Stella McCartney: “Meu show de inverno de 2023 é tanto uma celebração do amor entre humanos e animais, quanto um call-to-action para defender nosso planeta — o cenário perfeito para apresentar minhas icônicas bolsas Falabella e Frayme em MIRUM®. Não há compromisso com a conveniência ou durabilidade; o futuro da moda chegou”.

Aproveite e leia também:

Rollie lança linha de sapatos à base de cactos

Melissa lança sandálias veganas com inspiração na Balletcore

Alltrueist lança coleção vegana pioneira na indústria da moda

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Stella McCartney

Por Ana Cristina Gomes em 23 de agosto