A Rollie, empresa de calçados veganos da Austrália, lançou recentemente nove calçados inovadores confeccionados à base de cactos da Desserto, material derivado da biomassa fibrosa de cactos específicos.

A Desserto opera tanto no México quanto na Itália, a empresa apresenta sua criação como uma alternativa ecologicamente consciente em comparação as alternativas de couros tradicionais, frequentemente compostos por substâncias derivadas do petróleo. Além disso, a marca ressalta a resistência, flexibilidade e respirabilidade do material.

Sapatos à base de cactos

A Rollie já havia explorado o uso de Clarino, um couro sintético fabricado a partir de fibras artificiais, assim como o Piñatex, material amplamente derivado das fibras das folhas de abacaxi.

A união de recursos de aparência e praticidade fornecida representa um avanço significativo no domínio dos calçados à base de plantas.

De acordo com Carmen Hijosa, visionária espanhola em criação e inovação “até o presente momento, observamos uma melhoria considerável na qualidade dos couros alternativos. Em alguns casos, esses materiais apresentam propriedades superiores ao couro em termos de respirabilidade e durabilidade.”

Demanda por alternativas ao couro

Há bastante tempo, os consumidores veganos e vegetarianos optam por alternativas de couro sintético movidos por princípios éticos.

Contudo, a abordagem em relação ao desempenho do material foca no mercado mais amplo: consumidores que priorizam a estética, conforto e longevidade de seus calçados, independentemente do material utilizado.

A receptividade tem sido “extremamente positiva”, o que representa um indicativo encorajador para uma marca que busca apresentar alternativas à base de plantas. De acordo com a empresa: “Nosso objetivo é que as pessoas nem pensem nos materiais, mas que escolham os melhores produtos em oferta”.

Aproveite e leia também:

Juicy Marbles desenvolve costelas de porco à base de plantas

Mercer Amsterdam lança tênis veganos com plástico reciclado e couro de abacaxi

Seed to Surf desenvolve caranguejo e peixe branco à base de plantas

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Rollie

Por Ana Cristina Gomes em 21 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores