A especialista israelense em tecnologia de bioprinting, Steakholder Foods, e a Wyler Farms, principal produtora de tofu de Israel, assinaram um memorando de entendimento para utilizar a tecnologia de impressão 3D em escala industrial na produção de bifes de carne plant-based impressos em 3D.

Como parte do acordo, a Wyler Farms adquirirá a impressora de carne 3D Fusion Pro da Steakholder Foods e uma assinatura do software SH e da tinta NutriBlend, especificamente projetados para carne plant-based.

O acordo, avaliado em milhões de dólares nos próximos anos, representa a primeira parceria comercial da Steakholder Foods no setor privado. A instalação da impressora Fusion Pro 3D está prevista para ocorrer entre o quarto trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025, conforme anunciado.

Arik Kaufman, CEO da Steakholder Foods, comenta: “Não estamos apenas demonstrando o potencial de nossa tecnologia – estamos estabelecendo um novo padrão para a indústria. Este acordo é um testemunho de nossa visão de transformar a produção de alimentos por meio de tecnologia inovadora e aproxima a Steakholder Foods do ponto em que começará a gerar receitas.”

Imprimindo 500 kg por hora

A Wyler Farms, fundada em 1994, oferece uma ampla gama de produtos plant-based, incluindo tofu caseiro, tofu de textura macia, tofu enriquecido com cálcio e uma linha recentemente lançada de schnitzel de tofu. A empresa distribui seus produtos por meio de diversas redes de varejo, restaurantes e empresas de catering.

Usando a tinta especializada NutriBlend, feita com ingredientes premium plant-based e a impressora da Steakholder Foods, a Wyler Farms pode produzir até 500 kg de produtos impressos texturizados de alta qualidade por hora. Ao aproveitar a tecnologia de impressão 3D, a empresa atenderá às demandas em evolução dos consumidores conscientes da saúde com bifes de carne vegetal inovadores.

Oleg Kulyava, CEO da Wyler Farm, disse: “A parceria com a Steakholder Foods marca um marco significativo para a Wyler Farms, nos permitindo posicionar nossos produtos na vanguarda do mercado de carne plant-based. Estamos empolgados em expandir nosso portfólio com bifes plant-based premium e antecipamos a introdução de produtos premium adicionais com base na tecnologia da Steakholder Foods.”

Alternativas de impressão 3D para carne

A Steakholder Foods afirma que esta parceria solidifica seu papel como principal fornecedora de tecnologia de impressão 3D exclusiva para a indústria de alimentos cultivados e plant-based.

No ano passado, a empresa de carne cultivada expandiu para outro modelo de negócios oferecendo bioprinters 3D e bioinks para fabricantes de carne B2B e produtores de carne cultivada, impulsionando a indústria de proteínas alternativas.

Com a tecnologia da empresa, os fabricantes podem criar alternativas realistas para carne ou frutos do mar usando tintas plant-based ou híbridas desenvolvidas com células animais e proteínas vegetais. Para demonstrar as capacidades de suas impressoras e tintas, a Steakholder Foods apresentou o maior bife cultivado impresso em 3D do mundo, o primeiro filé de peixe cultivado impresso em 3D do mundo e, muito recentemente, camarão plant-based.

“Esta colaboração com a Wyler Farm, uma das principais produtoras de proteínas alternativas, solidifica e aprimora a fase comercial da Steakholder Foods. À medida que expandimos nossas operações, estamos prontos para forjar mais parcerias estratégicas como esta em 2024, consolidando ainda mais nossa posição no mercado”, compartilha Yair Ayalon, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Steakholder Foods.

Leia também:

Heura capta €40 M criando alianças estratégicas plant-based

Novozymes e Chr. Hansen se fundem para formar a Novonesis

Descubra o creme de avelã vegano Nusco no Brasil!

Por Vitor Di Renzo em 7 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores