Em busca de um futuro mais ecologicamente equilibrado, a renomada marca global de calçados esportivos, Saucony, revelou uma meta em sua jornada rumo à sustentabilidade: o compromisso é de que 90% de sua linha de calçados sustentáveis que incorporem componentes orgânicos, reciclados ou de origem renovável até o ano de 2025, atingindo a marca de 100% até o ano de 2030.

Com o intuito de enfatizar essa missão, a marca está promovendo uma mudança imediata para minimizar sua pegada ambiental por meio do lançamento do modelo Triumph RFG (Run For Good), representando o calçado mais ecoconsciente já produzido pela Saucony. O inovador Triumph RFG une pigmentos naturais na parte superior do calçado, composta por 55% de espuma Pwrrun BIO+™, a qual é confeccionada a partir de milho, com a finalidade de reduzir a dependência de plásticos. A sola, confeccionada de borracha natural, proporciona o mesmo desempenho de uma sola sintética convencional. Os modelos Triumph RFG estarão disponíveis a partir do dia 5 de setembro, através do site da marca e lojas especializadas ao redor do globo.

Calçados sustentáveis

De acordo com Rob Griffiths, presidente global da Saucony: “Este ano, celebramos o 125º aniversário da Saucony e lembramos que criar um mundo melhor faz parte do nosso legado. Na Saucony, dizemos que quando inovamos, elevamos a indústria, nossos clientes e o esporte. Mas, o futuro do esporte depende do futuro do nosso planeta, e sabemos que podemos fazer o melhor para o planeta e por nós mesmos. Não existe uma solução única. Isso significa que, é necessário que estejamos constantemente inovando, pesquisando e comprometendo-nos com opções mais sustentáveis. Acreditamos que não há linha de chegada quando se trata de sustentabilidade”.

A Saucony tem realizado uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade, incluindo o lançamento de sua coleção de vestuário para a temporada Primavera-Verão 2020. Quase a totalidade dos estilos apresentados nessa coleção possui materiais orgânicos, reciclados ou renováveis… Em 2021, a marca lançou o Jazz Court RFG, confeccionado somente com sete materiais naturais, sem qualquer adição de plástico. Essa criação estabeleceu-se como o calçado mais ecologicamente consciente produzido pela Saucony até então, cumprindo integralmente o objetivo de longo prazo da marca de eliminar o uso de plástico em seus produtos.

Rumo à sustentabilidade

Além disso, em 2022, a Saucony firmou uma parceria pioneira com a Cycora by Ambercycle™, tornando-se a primeira marca de corrida a desenvolver camisetas de corrida de alto desempenho, confeccionadas com 23% de material Cycora, poliéster regenerado proveniente de resíduos têxteis que seriam descartados em aterros.

De acordo com Brian Moore, Vice-Presidente Sênior de Produtos Globais da Saucony: “A escolha dos materiais utilizados na confecção de nossos calçados sustentáveis e vestuário exerce um impacto significativo em nossa pegada ambiental. É por essa razão que priorizamos materiais naturais e reciclados, visando reduzir a necessidade de produtos químicos sintéticos e processos de fabricação prejudiciais ao ambiente. Acreditamos que sustentabilidade e corrida caminham juntos, os corredores que se preocupam com o meio ambiente não devem ser forçados a fazer escolhas difíceis. O Triumph RFG é uma evidência de que é possível unir sustentabilidade e desempenho, com a missão adicional de manter o produto acessível aos consumidores.”

A Saucony está em avanço rumo à sustentabilidade, o Triumph RFG é um entre muitos estilos que estão sendo reinventados tendo o planeta como prioridade.

No contexto de sua abordagem sustentável, a Saucony lançou o Padrão RFG, um critério de avaliação que determina se um produto está alinhado aos objetivos de sustentabilidade da marca, ao mesmo tempo em que mantém o alto desempenho exigido pelos consumidores. Produtos que cumprem tais critérios, como o Triumph RFG, recebem reconhecimento com o Distintivo RFG.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Xuxa se torna sócia da Bloom fast-food vegano

Nova Zelândia se torna o primeiro país a proibir sacolas plásticas

Bioleather: inovação de couro vegano feito com pele de tomate

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Saucony

Por Ana Cristina Gomes em 30 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores