Se você quer conhecer alguns produtos veganos na gravidez e criação dos filhos, a The Vegan Society fez uma lista com produtos certificados, e nós iremos falar um pouco sobre algumas marcas e suas utilidades e, quando possível, sugerir opções brasileiras, além de falar sobre uma fórmula para bebês que propõe algo novo no mercado.

Autocuidado 

O autocuidado é algo muito importante na vida de todas as pessoas. Para o período da gravidez, a Natural Birth Company oferece linhas de produtos para a gravidez, parto e para a nova mãe, enviando os produtos internacionalmente para qualquer lugar do mundo, sendo que acima de 50 libras (350 reais) oferecem frete grátis de forma internacional. 

Um de seus produtos para autocuidado é o Best Washes Uplifting Body Wash, um sabonete que promete aliviar as náuseas típicas da gravidez, tendo um aroma de hortelã, junto com pimenta preta e aloe vera. É dito na página do produto: “ […] Hortelã é um remédio comum para enjoos, o que a torna perfeita para mulheres grávidas que sofrem de enjoos matinais, para ajudar a acalmar o estômago”. 

Aqui no Brasil, também existe o Sabonete líquido natural harmonia, que contém aloe vera, calêndula e lavanda. O produto é 100% natural e vegano, certificado pelo IBD.

Estrias 

Caso você queira suavizar as estrias, também é possível encontrar produtos para essa questão, a Natural Birth Company também possui o óleo suavizador chamado de “Nourish & Relieve Massage and Strech Mark Oil”. 

Já, uma opção no Brasil, é o óleo da Weleda para a prevenção de estrias, que é 100% natural e vegano, sendo certificado pela Natrue. 

Sangramento pós-parto

A WUKA é uma marca com opções de calcinhas para esse momento, eles entregam para o mundo com um frete de 10 libras (70 reais), sendo que acima de 75 libras (ou 530 reais) o frete internacional é gratuito. Para esse momento, a marca recomenda a Ultimate High Waist Heavy Flow e a Shorts Boxer da Ultimate. 

Aqui no Brasil também temos a Panty, que vende calcinhas sustentáveis para o período menstrual, sendo que seu modelo Slim é indicado para o fluxo intenso ou para o período pós parto, estando disponível do tamanho PP ao GG, com custo de R$ 99. O tecido do produto é biodegradável, e a marca possui o selo PETA Approved Vegan, que significa que todos os produtos são veganos e não são testados em animais.

Fraldas sustentáveis 

A The Vegan Society sugeriu a de Beaming Baby, que oferece fraldas biodegradáveis, porém, infelizmente ainda não entregam para o Brasil. Mas, uma opção de fralda sustentável no país é a Dipano, cujos tecidos são feitos de Suede, minky ou lycra, também utilizando o fleece. É dito: “Fraldas Dipano são mais saudáveis, mais econômicas, muito mais ecológicas e tão eficientes quanto as descartáveis”. Embora a empresa não afirme ser vegana, esses tecidos não tem origem animal, sendo sintéticos.

Fórmula para bebês 

Você sabia que já estão tentando criar uma fórmula que imita o leite materno humano? A Harmony Baby Nutrition afirma ser sustentável, sem soja, sem alergênicos, cruelty free e animal free. A startup não afirma ser vegana no seu site, porém, utiliza os princípios da biotecnologia para imitar a composição do leite materno humano, em vez do leite de vaca. Ainda está em processo de pesquisa e desenvolvimento, e as pessoas podem entrar em uma lista de espera para receber as novidades. Trillitye Pauline, co-founder e CEO da Free to Feed falou: “A criação de uma fórmula acessível à base de proteína do leite materno, livre de derivados não humanos, finalmente forneceria uma opção sustentável e segura”. Para criação de produtos, a empresa utilizará um processo de fermentação.

Produtos veganos vencedores na The Beauty Shortlist Mama & Baby Awards 2021

O Prêmio The Beauty Shorlist Mama & Baby Awards 2021, premia produtos naturais para a gravidez, bebês, beleza, autocuidado, bem estar e produtos de casa ecológicos. Nesse Prêmio, 49 produtos certificados como veganos da The Vegan Society foram vencedores, no mercado de gravidez e cuidados com filhos. Falamos um pouco sobre alguns produtos abaixo.

Na categoria Mother & Beauty Self-Care (em tradução livre: Mãe e autocuidado em beleza) o serum “BF – Restore face & Body Serum”, da Biologi, foi selecionado junto com o Ultimate Serum da Ulive Organics. 

Já, os produtos da Truthpaste foram escolhidos como a melhor pasta de dentes infantis, a marca utiliza misturas botânicas para cuidar dos dentes, inspirada na Aiurveda e na Aromaterapia. Na categoria “Saúde e bem-estar para gravidez / novas mães” foram escolhidos o suplemento de ferro da BlueIron e Multinutriente para gravidez da INESSA. As marcas Organii Everyday Organics e a Tisserand também levaram sete prêmios cada, como o melhor óleo para bebês, melhor FPS Natural, melhor gel de banho e melhor pasta de dentes infantis. 

Além dessas, a ASYVA recebeu seis prêmios, tendo vencido a categoria de tratamento noturno com seu serum com ahiflower. A Natural Birth Company, que vende produtos veganos na gravidez, no parto e para novas mães, também venceu cinco prêmios individuais, enquanto a Zenz Organics também foi premiada por seu shampoo e condicionador natural. 

Para finalizar, a EarthZest recebeu quatro prêmios, tendo sido reconhecida por seu bálsamo para bebês, e a Konjac Sponge Company também recebeu quatro prêmios, e foi a única marca vegana reconhecida na categoria de Melhor Produto Ecológico para seu bebê e criança. 

Aproveite e leia também: 

Marca de alimentos infantis levanta US$ 11 milhões em rodada da Série A

Benefícios da dieta plant-based, seu público e mercado

*Imagem de capa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 6 de julho