A Natura lançou a marca Biōme, focada em produtos em barra e sem plásticos, possui o objetivo de propor soluções regenerativas para as pessoas e para o planeta. Os primeiros produtos contam com fórmulas veganas e naturais. Quer conhecer mais? 

Nessa fase de lançamento estão disponíveis os seguintes cosméticos: sabonete cremoso, sabonete esfoliante, shampoo de uso diário e shampoo de hidratação. Entretanto, a empresa pretende expandir esse portfólio para mais de vinte produtos em diversas categorias, todos com formato sólido. 

As vendas desse lançamento estão sendo realizadas através da loja conceito da marca na rua Oscar Freire na cidade de São Paulo, que remete ao início da jornada da Natura com o fundador Luiz Seabra. 

No momento, os produtos são vendidos de forma unitária, mas a empresa pretende adicionar a opção de compra a granel no futuro. Além disso, também informou que pretende vender os cosméticos da marca no e-commerce em breve. 

Detalhes dos produtos em barra com fórmulas veganas 

Um dos principais ingredientes utilizados nesses produtos é o óleo de dendê — também conhecido como óleo de palma e azeite de dendê — a substância é produzida no SAF Dendê, um sistema agroflorestal, liderado pela Natura em parceria com a Embrapa e a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta).

Esse projeto associa diversas plantas em sua produção, ou seja, não segue o sistema de monocultura que causa danos ao solo.  O objetivo é cultivar o ingrediente de maneira sustentável, plantando também mandioca, pimenta, banana, cacau, açaí, entre outros. 

Andrea Álvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura, explicou à imprensa

“O SAF Dendê revolucionou a maneira de produzir essa oleaginosa, pois é um sistema que, na contramão da monocultura, não agride o meio ambiente. Pelo contrário, é inteligente ao mimetizar a floresta e as relações benéficas de seus componentes, gerando diversos serviços ambientais, como a conservação do solo, da água e da biodiversidade da natureza”. 

Além disso, os produtos são produzidos com papel reciclável e reciclado, sendo protegidos por um filme celulósico biodegradável (com fontes renováveis e compostáveis). 

Natura atinge o marco de 90% de produtos veganos em todo o seu portfólio 

A Natura já apareceu aqui no Vegan Business com a conquista de 90% de produtos veganos em todo seu portfólio

O único derivado de origem animal que ainda está presente em seus itens é a cera de abelha, mas, a empresa pretende substituir essa substância de forma gradual. 

Roseli Mello, líder global de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura, disse em uma comunicação

“Temos um pipeline previsto para substituir completamente a cera de abelha em todos os nossos produtos nos próximos anos. É um compromisso já assumido, que exige um trabalho incansável de inovação e de pesquisa em todo o mundo para encontrar os ingredientes ideais que apresentem as mesmas propriedades estruturantes de forma a manter a qualidade e a alta performance pelas quais nossos produtos são conhecidos”.

Além disso, a empresa não testa em animais desde 2006 e conta com a certificação do Programa Leaping Bunny, da Cruelty Free International e da PETA. 

A marca utiliza vários métodos tecnológicos para realizar os testes, como miniórgãos biofabricados em laboratório, bioimpressora que faz tecidos em 3D de modelos de pele, cultivo de folículos de cabelo em laboratório, entre outros. 

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*Imagem de capa: Divulgação Natura

Por Amanda Stucchi em 21 de dezembro
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