Os pioneiros em alimentos plant-based, Planteneers, e a líder global em tecnologia de processamento de alimentos, Handtmann, unem forças para revolucionar o mercado com uma inovação na fabricação de alternativas com marmorização e camadas de gordura à carne: o bife plant-based 2.0.

Para atender à necessidade de alternativas à carne plant-based mais realistas, a colaboração envolve a integração dos sistemas funcionais da Planteneers e dos equipamentos da Handtmann para criar alternativas que imitam a aparência da carne tradicional e têm uma “estrutura autêntica e fibrosa”.

Vantagens sobre outros processos

Ao combinar um acessório recém-desenvolvido para os sistemas de enchimento e porcionamento da Handtmann com as séries fiildMeat e fiildTex da Planteneers, os fabricantes podem alcançar a proporção de gordura desejada e ajustar o tamanho e a forma dos produtos finais de acordo com as preferências do cliente. Além disso, esse sistema flexível de coextrusão na produção também possibilita uma marmorização de gordura assimétrica mais realista.

De acordo com a Planteneers, uma vantagem significativa desse novo processo de produção em relação à impressão 3D, por exemplo, é sua alta capacidade de produção.

Com uma taxa de mais de uma tonelada por hora, os fabricantes podem atender às demandas de parceiros comerciais maiores e produzir quantidades significativas de alternativas de bife, tiras ou bacon plant-based. Essa capacidade de produção aumentada será crucial para atender à crescente demanda por alternativas à carne plant-based.

Soluções para fabricantes de produtos plant-based

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

A Planteneers, parte do grupo Stern-Wywiol, desenvolve e produz soluções de sistema personalizadas para diversos produtos plant-based, incluindo alternativas à carne, salsichas, peixes, queijos, laticínios e alimentos de delicatessen. Sua mais recente inovação é uma gama de extrudados de alta umidade à base de ervilhas para carne plant-based que promete uma estrutura “autenticamente” semelhante à carne.

Em 2023, a Planteneers ganhou o World Plant-Based Innovation Awards 2023 na categoria de tecnologia pelo Plantbaser e expandiu-se para os EUA com um novo escritório em Aurora.

Por outro lado, a Handtmann, uma empresa com 150 anos de trajetória, oferece soluções modulares e interprocessuais para preparação e embalagem de produtos. Com presença global e uma equipe dedicada de profissionais de pesquisa e desenvolvimento, a Handtmann está bem posicionada para contribuir para o sucesso dessa parceria, de acordo com a Planteneers.

“Alternativas plant-based oferecem respostas para muitas tendências e megatendências que os consumidores estão interessados – sustentabilidade, bem-estar animal e a crescente demanda por proteína. Portanto, continuamos a ver o mercado plant-based como um mercado em crescimento. Subsegmentos de mercado, como serviços alimentícios, ainda oferecem potencial para soluções criativas,” disse a Dra. Dorotea Pein, Diretora de Tecnologia da Planteneers, em entrevista ao vegconomist.

Leia também:

Superbrewed Food garante patente para proteína pós-biótica

Chocolate sem cacau: Planet A Foods capta US$14,5 M para impulsionar o mercado

UOBO de Barcelona lança ovos líquidos plant-based

Por Vitor Di Renzo em 2 de fevereiro