Nos dias 11 e 12 de setembro, a quinta edição da Plant Based World Expo North America aconteceu no Javits Center, em Nova York, registrando um número recorde de compradores de diversos setores, como food service, varejo, hotelaria e distribuição. Entre os milhares de visitantes presentes, dois terços tinham poder de compra direto. Executivos de grandes empresas, desenvolvedores de produtos, pesquisadores acadêmicos e autoridades governamentais também marcaram presença. O evento contou com um Programa de Matchmaking Ampliado, facilitando conexões comerciais entre expositores e compradores.

O evento deste ano teve caráter internacional, reunindo expositores e produtos de países como México, Reino Unido, Itália e Brasil. Tendências importantes do setor foram destacadas, como o crescente foco em produtos baseados em alimentos integrais e a ênfase em produtos de um único ingrediente e com mínimo desperdício. Além disso, houve destaque para inovações que tornam os alimentos plant-based mais densos em nutrientes.

Palestras e colaborações

O evento contou com uma programação de palestras realizadas por especialistas, que discutiram as tendências, desafios e oportunidades do mercado plant-based. O CEO da SPINS, Jay Margolis, liderou uma das palestras principais sobre a integração de produtos plant-based nas refeições do dia a dia, acompanhado por Joseph Saine, da Impossible Foods.

A alimentação estudantil também foi um dos temas centrais do encontro, com representantes do setor de food service e hospitalidade voltados para escolas e universidades. A Sodexo, por exemplo, participou do evento mostrando seu trabalho em oferecer refeições plant-based como opção padrão em restaurantes de campi universitários nos Estados Unidos.

Prêmio VEGPRENEUR e colaboração setorial

Durante a exposição, a comunidade de negócios plant-based, VEGPRENEUR, realizou sua primeira cerimônia de premiação. Os produtos foram avaliados em critérios como sustentabilidade, sabor, embalagem, inovação e viabilidade de mercado. Entre os vencedores estavam as marcas milkadamia, Seed & Shell, Nature’s Fynd, UNCLE NICK’S, Voyage Foods e Yo Egg.

“Esta quinta edição da Plant Based World Expo foi marcada por uma verdadeira colaboração entre os diversos setores do mercado”, afirmou Jonathan Morley, Diretor do evento. “Estamos entusiasmados por ter recebido tantos compradores e por destacar a importância e a longevidade da indústria de alimentos plant-based. Acreditamos firmemente que esse setor é fundamental para a transformação do sistema alimentar que tanto precisamos em 2024 e nos próximos anos. É uma honra criar um espaço para que a indústria de alimentos e bebidas aprenda sobre as oportunidades que essa mudança pode proporcionar e contribuir para um mundo melhor.”

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

Após captar R$ 10 milhões, Vegan Business se une à Kria no vertical de equity crowdfunding

Mercado de couro vegano de origem biológica deve crescer 37,4% ao ano até 2034

O crescimento do mercado plant-based: tendências e oportunidades em alta

Por Vitor Di Renzo em 18 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores