A Phyxx44, afirma ser a primeira startup de fermentação de precisão full-stack da Índia, usando micróbios para produzir caseína, gorduras e proteínas lácteas plant-based.

A empresa anunciou recentemente, que levantou US$ 1,2 milhão em uma rodada de investimentos, que incluiu a Better Bite Ventures, Ahimsa VC e Sandhya Sriram (CEO da Shiok Meats), entre outros.

A Phyxx44 utilizará o valor captado, para acelerar a produção e o desenvolvimento, expandir sua equipe e co-desenvolver formulações de produtos com os principais parceiros.

Objetivo da empresa

De acordo com a empresa, seu objetivo é “reconstruir os laticínios do zero” desenvolvendo alternativas para todos os componentes. Dessa forma, a proteína de soro de leite e a caseína já foram produzidas em escala de laboratório e estão em processo de ampliação.

Segundo a Phyxx44, a gordura usada nas alternativas aos laticínios não recebeu atenção suficiente, poucas empresas tentam recriar esse produto usando fermentação de precisão. Assim, a startup se propôs a mudar isso, alegando que sua abordagem “full stack” criará produtos ideais para uso em aplicações ricas em gordura, como sorvetes, assados, queijos e muito mais.

Gorduras e proteínas lácteas plant-based

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

Pesquisas recentes descobriram uma aceitação muito positivas do consumidor em relação às alternativas lácteas feitas com fermentação de precisão. Um estudo publicado na revista Frontiers of Nutrition no mês, descobriu que a maioria dos clientes aceitavam os argumentos de bem-estar, sustentabilidade e de usar a tecnologia para resolver problemas no sistema alimentar. Isso reflete os resultados de pesquisas anteriores, onde consumidores de vários países mostraram entusiasmo pelo conceito de laticínios livres de animais.

“Como vegano há mais de nove anos, sempre lutei para encontrar boas alternativas à coalhada (iogurte), sorvete e paneer”, disse Bharath Bakaraju, fundador da Phyx44. “Os laticínios têm um custo ambiental enorme. Além disso, o bem-estar animal é uma área de preocupação. É por isso que fiquei empolgado quando aprendi o que poderíamos fazer com a fermentação de precisão.”

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Loja de donuts veganos é o primeiro negócio de propriedade de negros no Brooklyn, NY

Onde você pode comprar os leites da Purifica no Brasil!

6 marcas de pão de queijo vegano para você provar!

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Phyx44

Por Ana Cristina Gomes em 10 de novembro