A Oddlygood, empresa finlandesa de alimentos e bebidas plant-based, anunciou a aquisição da marca britânica Rude Health, buscando expandir sua atuação nos mercados competitivo de produtos plant-based no Reino Unido e na Europa.

A aquisição, cujo valor não foi divulgado, reforça a missão da Oddlygood de se tornar uma das principais marcas do setor plant-based no Reino Unido e na Europa. Essa movimentação ocorre após a compra da marca nórdica Planti em 2023, o que ampliou sua presença em snacks e produtos culinários vegetais na Suécia e Finlândia.

Fundada em 2005 por Camilla e Nick Barnard, a Rude Health começou como um negócio familiar e evoluiu para uma marca consolidada no Reino Unido, com uma linha de bebidas vegetais, cereais e snacks. Conhecida pela alta qualidade dos ingredientes, a empresa expandiu sua distribuição para grandes redes de varejo e canais de foodservice, além de operar um café em Londres.

Próxima etapa de sucesso

A Rude Health espera alcançar uma receita recorde de £28 milhões em 2024, que representará seu ano mais bem-sucedido até o momento. Recentemente, a marca renovou sua certificação B Corp com uma pontuação de 120,7, colocando-se entre as três principais marcas de alimentos e bebidas no Reino Unido com esse selo de sustentabilidade.

Nick Barnard comentou sobre a aquisição: “Agora é o momento certo para encontrar um parceiro que possa levar a [Rude Health] ao próximo nível de sucesso, e a Oddlygood compartilha muitos valores e a ambição de tornar isso possível.”

Desde seu lançamento em 2021 como um desdobramento da tradicional produtora de laticínios Valio, a Oddlygood vem conquistando espaço no mercado de produtos vegetais, aproveitando a experiência centenária da Valio em inovação no setor. A empresa prevê um faturamento anual de €50 milhões nos países nórdicos, onde oferece uma gama de produtos vegetais, incluindo alternativas ao leite, queijos, sobremesas e iogurtes.

A entrada da Oddlygood no mercado britânico começou em 2023 com o lançamento de seus pudins vegetais, seguido pela bebida Barista Oat. O CEO da Oddlygood, Niko Vuorenmaa, afirma: “Nossa ambição é nos tornar uma das líderes em produtos plant-based no Reino Unido e na Europa, e essa aquisição vai acelerar esse processo, especialmente pela forte sintonia entre os valores da Rude Health e da Oddlygood.”

Com a presença consolidada da Rude Health, a Oddlygood espera ganhar ainda mais espaço no mercado de bebidas vegetais no Reino Unido. Vuorenmaa destacou a compatibilidade das visões e estratégias de mercado das duas empresas, mostrando otimismo quanto ao potencial de sinergia para aumentar a participação de mercado.

Novas oportunidades de crescimento

Amanda Majer, gerente de marketing da Oddlygood para o Reino Unido e Irlanda, comentou recentemente ao portal vegconomist sobre a estratégia de crescimento da empresa, destacando: “Em nível global, crescemos 40% ao ano e, ao entrar em 2025, nosso foco é impulsionar o reconhecimento de marca, crescimento e inovação em nossos principais mercados.”

A integração da Rude Health deve fortalecer os esforços das duas marcas para ampliar sua presença e promover a inovação em suas linhas de produtos. Tim Smith, CEO da Rude Health, afirmou: “Unir forças com a Oddlygood abre novas oportunidades para crescimento e inovação, e nossa missão compartilhada em torno de sabor, qualidade e a importância dos alimentos e bebidas plant-based torna essa parceria natural.”

Vuorenmaa concluiu: “O mercado britânico é notoriamente competitivo, com líderes estabelecidos, mas acreditamos que unir essas marcas e equipes vai revigorar o mercado e atrair tanto novos consumidores quanto usuários já adeptos dos produtos vegetais. Estamos plenamente confiantes no futuro dos mercados do Reino Unido e da Europa e na qualidade das marcas e produtos que agora fazem parte do nosso portfólio.”

Confira a matéria publicada no vegconomist.

Leia também:

Maduu celebra o dia mundial do veganismo com a VeganWeek

Bühler inaugura novo centro de inovação em grãos na Suíça

Maya Jama torna-se investidora e co-proprietária da Sproud

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores