A Odd Burger Corporation, responsável pela rede de fast-food vegano Odd Burger, anunciou uma captação privada não intermediada com o objetivo de arrecadar até US$ 4 milhões através de debêntures conversíveis.
Conforme divulgado, as debêntures têm um vencimento de 36 meses e oferecem uma taxa de juros anual de 15%. Além disso, elas podem ser convertidas em ações ordinárias a um preço de US$ 0,25 cada, e podem ser convertidas compulsoriamente caso o valor das ações aumente significativamente.
A Odd Burger é uma rede de franquias de fast-food vegano com uma cadeia de suprimentos integrada verticalmente e conta com 17 lojas em operação no Canadá. O primeiro restaurante da marca foi inaugurado em Londres, Ontário, em dezembro de 2016, tornando-se o primeiro fast-food vegano do país.
Atualmente, a empresa se concentra em cozinhas inteligentes, tecnologia avançada de preparo, preços competitivos e ingredientes de alta qualidade, oferecendo opções mais saudáveis que incentivam uma alimentação sustentável. Os fundos arrecadados serão utilizados para expandir a rede, distribuir produtos plant-based, desenvolver imóveis e atender outras necessidades corporativas.
Aumento na margem de lucro bruto
No final de agosto, a Odd Burger Corporation divulgou seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, destacando seu desempenho econômico com a maior receita trimestral do ano, que totalizou US$ 879.367.
James McInnes, cofundador e CEO da Odd Burger, afirmou: “Também registramos um lucro bruto recorde de $405.651, ou 46,13%, o maior lucro bruto que a empresa alcançou desde que passou a ser de capital aberto. Isso representa um aumento de US$ 171.395, ou 73,17%, em relação à margem bruta do trimestre encerrado em 30 de junho de 2023, sendo o sexto aumento consecutivo na margem de lucro bruto da empresa.”
Além disso, a Odd Burger registrou um prejuízo líquido de $120.461 no trimestre — uma redução de 85,69% em comparação com a perda líquida de US$ 842.074 no mesmo período do ano passado —, marcando o menor prejuízo trimestral desde que a empresa se tornou pública.
A Odd Burger Corporation está listada na TSX Venture Exchange sob o símbolo “ODD” e no OTCQB sob “ODDAF.”
Alimentos plant-based mais acessíveis
No terceiro trimestre, a Odd Burger inaugurou dois novos restaurantes, um em Edmonton, Alberta, e outro em Ottawa, Ontário. De acordo com a empresa, ambos os estabelecimentos tiveram um público recorde em suas aberturas e continuam sendo locais de forte desempenho. Como parte de sua estratégia de expansão, a Odd Burger abrirá mais seis lojas no Canadá até o final do ano, totalizando 23 unidades em operação.
Além dos novos restaurantes, a empresa lançou uma divisão de operações móveis, com food trucks e trailers, em Calgary, Alberta, que teve uma recepção calorosa durante o evento de estreia no Calgary Stampede.
Outro marco importante na expansão foi o lançamento da linha de produtos CPG (Consumer Packaged Goods) na Whole Foods Market em Ontário, em junho deste ano, diversificando suas fontes de receita. A linha de produtos inclui cinco alternativas de carne: Crispy ChickUn Fillet, Chickpea Burger, Smash Burger, ChickUn Pretenders e Breakfast Sausage.
Na ocasião do lançamento dos produtos na Whole Foods, McInnes comentou: “Estamos entusiasmados em ter nossos produtos à venda na Whole Foods Market. Nosso objetivo sempre foi tornar os alimentos à base de plantas mais convenientes e acessíveis para os consumidores, e acreditamos que oferecer a possibilidade de fazer nossa comida em casa, em parceria com a Whole Foods Market, é uma oportunidade incrível para alcançar essa missão.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Após captar R$ 10 milhões, Vegan Business se une à Kria no vertical de equity crowdfunding
Sunrize e Juliana Goes lançam Chai inspirado na tradição ayurvédica
Startups plant-based: como novas empresas estão moldando o futuro da alimentação