A EatKinda, criadora do que é considerado o primeiro sorvete de couve-flor do mundo, anunciou sua primeira listagem em supermercados, em mais de 90 lojas Woolworths em toda a Nova Zelândia.

A Woolworths é o segundo maior grupo de supermercados da Nova Zelândia, dono das redes Countdown, SuperValu e FreshChoice. A EatKinda foi lançada nas lojas Countdown, que estão atualmente em processo de rebranding para Woolworths; a transição deve ser concluída no início do próximo ano.

O sorvete vegano da EatKinda é feito de couve-flor que, de outra forma, seria desperdiçada por não ser esteticamente perfeita – 40% dos vegetais cultivados na Nova Zelândia não chegam às lojas por esse motivo. A couve-flor é combinada com ingredientes como óleo de coco e proteína de ervilha para criar três sabores de sorvete: Strawberry Swirl, Chocolate Swirl e Mint Choc Bikkie.

Os produtos são livres de soja, nozes, organismos geneticamente modificados e ingredientes artificiais. Apresentam embalagens compostáveis e livres de plástico, o que é considerado uma novidade para qualquer marca de sorvete da Nova Zelândia.

Sorvete premiado

A EatKinda surgiu quando a co-fundadora Jenni Matheson tentou fazer um cheesecake vegano de couve-flor. Embora a receita não tenha funcionado, Matheson conseguiu transformá-la em um sorvete sem laticínios que recebeu elogios de sua família e amigos. Quando ela apresentou a ideia no Startup Taranaki, o sorvete chamou a atenção de Milli Kumar, estudante de Tecnologia de Alimentos, que subsequentemente se juntou à empresa como co-fundador e CEO.

A EatKinda ganhou recentemente dois prêmios no NZ Food Awards de 2023, organizado pela Universidade Massey. O Strawberry Swirl recebeu o prêmio Below Zero, enquanto o Mint Choc Bikkie ganhou o prêmio Novel.

O sorvete também foi lançado na cadeia de restaurantes Hell Pizza na Nova Zelândia este ano. Em testes cegos de sabor, os produtos tiveram desempenho igual ao sorvete lácteo.

“As dietas ricas em carne e laticínios do planeta não são sustentáveis, e algo precisa mudar. EatKinda é uma nova forma para todos comerem sem que ninguém fique de fora”, diz a marca em seu site.”

Leia também:

Konscious Foods amplia primeiro sushi vegano congelado do mundo

Parceria do Garden Gourmet com as Olimpíadas 2024 para dobrar consumo de alimentos plant-based

Maximizando a absorção de ferro: 10 fontes veganas deste mineral

Por Vitor Di Renzo em 15 de dezembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores