A startup britânica Notpla, especializada em embalagens feitas à base de algas, anunciou a conclusão de uma rodada série A+, captando £20 milhões (mais de US$25 milhões) em investimentos, superando sua meta inicial.

Os recursos serão usados para expandir sua capacidade de produção, ampliar sua linha de produtos sem plástico e consolidar sua presença no mercado norte-americano com uma expansão nos Estados Unidos.

A rodada foi liderada pelo UB Forest Industry Green Growth Fund (UB FIGG), com participações de investidores como Catalytic Capital for Climate & Health (C3H), Horizons Ventures e Astanor Ventures. Novos apoiadores, como a Schmidt Family Foundation, Radicle Impact, EIT Food’s AgriFoodInvest, Broadwater Cap, Kibo Invest, Rosebrook, Trousdale Ventures e Ocean Born Foundation, também se uniram para apoiar o crescimento da Notpla.

David Walker, sócio sênior do UB FIGG, afirmou: “A abordagem inovadora da Notpla para embalagens sustentáveis, especialmente o uso de algas como recurso renovável, representa uma mudança significativa em relação aos plásticos de uso único tradicionais.”

100 milhões de plásticos de uso único

Desde sua fundação em 2014, a Notpla afirma já ter eliminado 16 milhões de plásticos descartáveis e espera aumentar esse número para mais de 100 milhões de unidades por ano nos próximos dois anos.

Os materiais da Notpla, que são compostáveis em casa e livres de plástico, já são utilizados em 10 mercados europeus. Grandes empresas como Compass Group, Decathlon e Just Eat Takeaway adotaram suas soluções. Locais de destaque, como o Aston Villa FC, The O2 Arena, Allianz Stadium, Tottenham Hotspur e a empresa vegana de detergentes MACK, também utilizam as embalagens da Notpla para substituir plásticos descartáveis.

De acordo com o jornal The Guardian, cerca de 11 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos a cada ano, e a poluição por resíduos plásticos pode triplicar até 2040, à medida que a produção global de plástico dobra sua capacidade. Diante desse cenário devastador, países estão considerando, pela primeira vez, restrições globais à produção de plástico, com o objetivo de reduzi-la em 40% nos próximos 15 anos.

Ryan Tan, diretor da Catalytic Capital for Climate & Health, comentou: “Acreditamos que o forte crescimento da Notpla e sua capacidade de inovação em produtos os posicionam bem para uma expansão de negócios ainda maior, ao mesmo tempo em que reduzem os danos ambientais causados pelos plásticos de uso único.”

O potencial dos materiais sustentáveis

Rodrigo Garcia Gonzalez e Pierre Paslier fundaram a Notpla em Londres, no Reino Unido, com o objetivo de utilizar algas e outros recursos renováveis para desenvolver soluções de embalagens escaláveis e realmente sustentáveis, visando um planeta mais saudável.

Os materiais da Notpla atendem aos critérios rigorosos da Diretiva de Plásticos de Uso Único (SUPD) por serem polímeros naturais derivados de algas e não sofrerem modificações químicas. Em 2023, o governo holandês reconheceu o revestimento de embalagens alimentícias da Notpla como a única solução sem plástico dentro das normas da SUPD. Além disso, a empresa foi vencedora do Earthshot Prize em 2022.

Gonzalez afirmou: “Estamos empolgados por garantir esse nível de investimento em um ambiente tão competitivo. Esta rodada não só valida nossa abordagem, mas também nos posiciona para aproveitar a crescente demanda por soluções verdadeiramente livres de plástico no mercado global, especialmente enquanto buscamos expandir para os EUA.”

Paslier acrescentou: “Nossos investidores reconhecem o potencial comercial da nossa tecnologia e de nossas soluções únicas. Este financiamento nos permitirá acelerar nosso crescimento e continuar liderando o mercado em inovação sustentável.”

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

Após captar R$ 10 milhões, Vegan Business se une à Kria no vertical de equity crowdfunding

Eva Mendes e Raye protagonizam a impactante campanha de inverno de Stella McCartney

Economia circular: produção sustentável para reduzir desperdícios e reutilizar recursos

Por Vitor Di Renzo em 26 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores