A NotCo, empresa de tecnologia de alimentos plant-based, anunciou nesta segunda-feira, 12 de dezembro, a captação de mais US$ 70 milhões.

O aporte é liderado pela Princeville Capital, quem também participou da rodada foi o argentino Marcos Galperin, fundador e CEO do Mercado Livre.

Sobre a captação

Os fundadores da NotCo se reuniram com o conselho da empresa. A discussão era se seria necessário estender a rodada de série D de US$ 235 milhões realizada em junho de 2021 responsável por transformar a foodtech em unicórnio, avaliado em US$ 1,5 bilhão.

“Estávamos tendo acesso a mais capital e houve um questionamento se deveríamos não aceitar”, diz Matías Muchnick, cofundador e CEO da NotCo, ao NeoFeed. Contudo, uma nova captação significaria diluir mais equity. Por outro, havia a consciência de que esta era uma oportunidade rara em um momento delicado do mercado de venture capital.

A extensão da rodada foi acompanhada por outros investidores que já faziam parte do negócio.

De acordo com Muchnick: “Decidimos não desperdiçar esta oportunidade e ficar fora do mercado pelos próximos cinco anos. O mercado está preocupado com o que vai acontecer.” Assim, o valor será usado para garantir maior segurança financeira para a empresa.

Nesta captação não houve down round, que é quando o valor de mercado de uma empresa diminui a partir da venda de equity por preço inferior ao realizado em uma rodada anterior. “Se não fosse assim, o round não teria acontecido”, diz Muchnick.

Para não recorrer mais aos investidores, a NotCo planeja se tornar uma empresa lucrativa em dois anos. “Mudamos a forma de pensar em growth“, diz Muchnick. “Vamos sacrificar o crescimento para o aumento das margens” O plano original era o breakeven somente daqui cinco anos.

O que pode ajudar a realizar esse plano, é o crescimento da frente B2B, que vai receber maior atenção e pode representar até metade do negócio nos próximos cinco anos. Além disso, em fevereiro deste ano, a NotCo firmou uma joint venture com a Kraft Heinz, a parceria tem como objetivo criar opções plant-based dos alimentos da Kraft-Heinz.

Sobre a NotCo

A NotCo é a empresa de tecnologia de alimentos com crescimento mais rápido na América Latina, unicórnio global, tem como propósito liderar a revolução alimentícia no mundo.

A foodtech utiliza tecnologia proprietária de inteligência artificial para mapear a estrutura molecular de alimentos com proteína animal para construir receitas originais 100% plant-based. Dessa maneira, produz alimentos que garantam a mesma experiência sensorial dos pratos prediletos dos brasileiros, além de promover o consumo de impacto ambiental responsável.

A NotCo é criadora dos produtos referência no mercado, por exemplo: NotMilk, NotBurger, NotChicken, NotMeat, NotIceCream e NotMayo. Atualmente a marca atua em 12 países:  Chile, Argentina, Brasil, México, Estados Unidos, Canadá, Perú, Paraguai, Equador, Colômbia, Austrália e Bolívia.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

NotCo anuncia parceria com Splash Bebidas Urbanas

Allbirds lança tênis 100% vegano feito de arroz e cascas de frutas

Meet Future vence competição plant-based com cortes inteiros de micoproteína fermentada

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação NotCo

Por Ana Cristina Gomes em 12 de dezembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores