NotCo, foodtech global e principal referência de alimentos à base de plantas, lançou uma linha de carnes 100% plant-based, NotMeat. A novidade chega com os seguintes produtos: NotMeat Almôndegas, NotMeat Carne Moída e NotMeat Kibe.

De acordo com Vanessa Giangiacomo, a Head de Marketing da empresa, a ideia da categoria carrega a principal missão da marca: reinventar a indústria de alimentos sem abrir mão do sabor. “Recriamos os pratos que amamos, mas sob o viés da sustentabilidade. Assim, o consumidor pode continuar preparando suas receitas favoritas, que costuma dividir com a família e os amigos, ou até apreciar sozinho, com o menor impacto ao meio ambiente”, explica.

Sobre o lançamento

A executiva destaca que um dos grandes focos da foodtech é o desenvolvimento de produtos saborosos, que atendem tanto pelo público flexitariano, como pelos brasileiros em geral. “Temos o objetivo de manter a mesma textura, sabor e aroma dos ingredientes animais. Portanto, todos os nossos lançamentos não são apenas para quem não tem carne na sua dieta, mas sim para os amantes de comida e aqueles que sabem que as refeições podem ser feitas de um jeito melhor”, destaca.

Outra proposta dos produtos é garantir a ótima performance de cada um deles, que já é muito conhecida pelos consumidores. “As almôndegas, por exemplo, são amadas pelo seu formato rápido para preparo; já a carne moída é famosa por ficar deliciosa com molhos; e os kibes, é claro, são muito versáteis, podendo ser consumidos fritos ou assados. Mantivemos todas essas características nas novidades, para que continuem suculentas e versáteis, e não ressecadas e sem sabor”, descreve Giangiacomo.

Uma pesquisa feita pelo GFI Brasil mostrou que produtos cárneos de origem animal possuem um teor de fibras 72% menor que os seus análogos vegetais, além de serem compostos com 17% mais gorduras saturadas e 15% mais sódio.

Além disso, vale frisar que os produtos da linha possuem um forte aspecto nutricional pela sua origem plant-based, sendo os únicos a trazer um mix de vitaminas (A, B9 e B12), ferro, zinco, além de  oferecer uma boa proporção de carboidratos e proteínas.

As embalagens dos produtos custam R$19,99 cada e já estão disponíveis para compra no aplicativo Rappi, além das principais redes de supermercados.

Produtos sustentáveis

Uma das marcas da linha NotMeat é a sustentabilidade. O processo de produção dos alimentos utiliza 75% menos água do que em processos habituais e gera 94% menos CO2. Isso sem falar na forte diminuição dos padrões ineficientes e abusivos que acontecem na maioria das empresas do ramo alimentício. “A exploração de animais contribui com o desmatamento, gases de efeito estufa e praticamente toda destruição ambiental conhecida pelo ser humano”, afirma a Head de Marketing. “Quando removemos o animal da linha de produção, não estamos apenas o salvando, mas também removendo todos esses fatores adjacentes”, complementa.

Outro mérito da categoria é a embalagem, que é totalmente reciclável e faz parte de um sistema de reaproveitamento da marca. “Nossa parceria com a EuReciclo, garante que a cada embalagem vendida, outra embalagem similar é reciclada. Assim, conseguimos tornar todos os quesitos que cercam nossos produtos parte de um ciclo sustentável”, conclui Giangiacomo.

Sobre a NotCo

Empresa de tecnologia de alimentos com crescimento mais rápido na América Latina, a NotCo, unicórnio global, tem como propósito liderar a revolução alimentícia no mundo. A foodtech utiliza tecnologia de inteligência artificial para mapear a estrutura molecular de alimentos e assim construir receitas 100% plant-based com a mesma experiência sensorial. A NotCo é criadora dos produtos referência no mercado à base de plantas, como NotMilkTM, NotBurgerTM, NotChickenTM, NotMeat, NotIceCreamTM e NotMayoTM. Atualmente a marca atua em 12 países:  Chile, Argentina, Brasil, México, Estados Unidos, Canadá, Perú, Paraguai, Equador, Colômbia, Austrália e Bolívia.

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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação NotCo

Por Ana Cristina Gomes em 6 de dezembro
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