A NotCo, empresa de tecnologia alimentar plant-based que mais cresce na América Latina, conhecida pelos seus produtos NotMilk e NotBurger, continua expandindo seu portfólio ao explorar o crescente mercado de alimentos e bebidas proteicos voltados para atletas.
Após o lançamento das barras de proteína NotSnack, um cereal fortificado com cafeína e o adoçante palatinose lançado há menos de um ano, a empresa agora apresenta o “Not Shake Protein”, uma linha de bebidas esportivas enriquecidas com proteína.
Essa nova linha de produtos oferece sabores exclusivos como Panquecas de Banana com Canela e Morango com Tâmaras, além de opções tradicionais como chocolate, caramelo de café e baunilha com coco. Todos os sabores contêm 16g de proteína por unidade, 3,5g de carboidratos, vitaminas D e B12, e zero adição de açúcares. Eles também são livres de lactose, colesterol e glúten.
Em 2023, a empresa chilena lançou o High Protein NotMilk nos sabores Chocolate e Manteiga de Amendoim, contendo ingredientes como proteínas de soja e ervilha, concentrado de suco de abacaxi, óleo de coco, óleo de girassol e suco de repolho. A recém-lançada linha de bebidas é a mais recente criação da IA da empresa, Giuseppe.
Mudança de perspectiva
A entrada da NotCo no mercado de nutrição esportiva visa oferecer produtos enriquecidos com vitaminas e minerais, alinhando-se às tendências mais amplas de saúde e bem-estar.
“Esta é a primeira vez que entramos em uma categoria que não é obviamente baseada em animais. Entramos nessa nova categoria porque encontramos algo que deveríamos melhorar, e isso mudou a perspectiva da NotCo como empresa”, afirmou Matias Muchnick, CEO e cofundador da NotCo, ao anunciar a barra de proteína.
De acordo com a Aliança Latino-Americana de Nutrição Responsável (Alanur), uma associação que reúne empresas de suplementos alimentares, o mercado de alimentos e suplementos proteicos é altamente lucrativo, com receitas anuais que ultrapassam US$ 4,5 bilhões, atraindo empresas globais estabelecidas e novos entrantes.
Enquanto isso, segundo o jornal La Tercera, metade das residências chilenas tem consumidores de suplementos nutricionais esportivos, indicando uma forte demanda por produtos como shakes de proteína, barras, cápsulas, bebidas isotônicas e energéticas.
Lançamento menos doce
Até onde sabemos, a nova linha Not Shake Protein foi lançada até agora apenas no Brasil, onde a empresa apresentou a nova embalagem do produto, que é reciclável.
Em uma iniciativa para expandir a sustentabilidade em suas embalagens, a NotCo, uma empresa B-Corp, fez parceria com a empresa suíça SIG, líder em soluções de embalagem para um mundo mais sustentável, para lançar os produtos NotMilk High Protein em embalagens cartonadas assépticas.
“Atualmente, a maioria dos shakes de proteína dão uma sensação de ‘peso’ e são muito doces. Queríamos ir contra essa realidade, trazendo um lançamento leve e menos doce que pudesse atender tanto à demanda por sabores comuns quanto a paladares mais maduros e exigentes. E, para completar o objetivo de elevar a experiência do consumidor, também priorizamos a manutenção da maior ingestão de proteína e a menor quantidade de carboidratos em um modelo prático dessa categoria”, disse André Weinmann, presidente da NotCo Brasil, ao Propmark.
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Fabumin atrai Grupo Bimbo e Haagen Dazs com aquafaba em pó
Super Vegan celebra mês do chocolate com descontos imperdíveis
Plantaway lança primeiro filé de frango plant-based na Índia