Quer conhecer outra marca de moda ecológica? Já falamos aqui no Vegan Business sobre o couro de maçã, e uma empresa que está utilizando esse tipo de couro em seus produtos é a Sylven New York

A marca tem um tênis de luxo plant-based chamado de The Mel, com couro de maçã, casca de coco e solado de borracha natural. A empresa já havia recebido um award da Global Footwear Awards, em 2020, por sua bota de couro de maçã, com uma classificação ouro. Atualmente, os tênis estão a venda no e-commerce da marca, na versão preta e branca, por US$ 275 (R$ 1400). 

Algo interessante de se notar é que o produto demorou 2 anos e meio para ficar pronto, considerando o processo de aquisição e produção. Além disso, alguns detalhes sobre suas matérias-primas são os seguintes: as palmilhas são feitas de casca de coco, para isolar as altas temperaturas (sejam quentes ou frias) e deixar o produto respirável, a casca de coco também tem propriedades antimicrobianas, já a borracha natural vem da seiva da árvore hevea, e as maçãs vem de Tirol, região na Europa Oriental. 

Moda ecológica: marca Sylven New York
Imagens: Divulgação Sylven New York

Quanto à escolha pelo couro de maçã em seus produtos, a founder e diretora criativa Casey Dworkin, contou na página da empresa: “Há uma aceitação inerente do couro da maçã porque todo mundo já tem sua própria associação com as maçãs e, quando você está trabalhando com algo novo, definitivamente ajuda a contar uma história identificável.”. A empresa pretende se tornar 100% vegetal e vegana até o final de 2021. 

A diretora, também relatou que a pandemia do coronavírus acelerou o anúncio de que a marca irá se tornar vegana, dizendo: “Fomos capazes de pensar muito sobre nossos valores fundamentais e de dar uma olhada mais profunda em como nossa própria evolução poderia e deveria ser”. 

Para além do material de seu tênis, a Sylven New York tem práticas sustentáveis, como suas fábricas certificadas eticamente que oferecem boas condições de trabalho e um salário justo, e o fato de considerar o ciclo de vida útil do produto em seu processo de criação e no descarte. Também trabalha com a empresa TerraCycle para garantir o descarte adequado de suas peças, apoia a reutilização de seus produtos através do portal Vault, e utiliza materiais reciclados para sua embalagem. É dito: “Para nós, ‘sustentabilidade’ significa defender e proteger nossos recursos naturais e minimizar o impacto ambiental de nosso consumo e tomada de decisões”. 

Gostou de conhecer essa marca de moda ecológica? Aproveite e leia também: 

Tênis de couro vegano: confira os lançamentos da Gucci

Nike lançará tênis sustentável feito com couro de abacaxi

*Imagem de capa: Divulgação Sylven New York / via Green Queen

Por Amanda Stucchi em 15 de julho