Você sabe da novidade? A Duas Rodas, empresa brasileira que fabrica ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas, anunciou que reforçou seus investimentos no mercado plant-based e expandiu seu portfólio de soluções tecnológicas, o que permite trazer o sabor, a suculência e a textura da carne de origem animal para as proteínas vegetais.
Os novos itens fazem parte do portfólio “Plant Based Solution”, e suas linhas incluem a RealTaste, com aromas e condimentos para oferecer sabor parecido com a carne bovina, possuindo notas de grelhado e carne assada, com cebola, alho e pimenta-preta, podendo aplicar essa solução nas categorias de carne moída, hambúrguer e almôndega. Além disso, também traz condimentos e aromas que visam imitar o sabor da carne de frango em empanados e linguiças.
A empresa também conta com as soluções da plataforma Taste Full Technologies, que tem o objetivo de modular o sabor e, assim, neutralizar o residual do gosto que provém das proteínas de soja e ervilha, melhorando a experiência do consumidor.
Steven Rumsey, Diretor de Inovação e Tecnologia da empresa, falou em um comunicado: “Promover o sabor e textura de produtos de origem animal para opções vegetais e veganas tem sido um grande desafio técnico e sensorial considerando as características das plantas, que são bem diversas às da carne”.
Ele também acrescentou: “Para atender a esta demanda crescente do mercado, investimos na união da tecnologia, de pesquisas e estudos da nossa equipe multidisciplinar de especialistas em sabor para desenvolver a linha Plant Based Solutions, que possibilita trazer o sabor, a textura e a suculência da carne bovina e de frango para diferentes aplicações com proteína vegetal, atendendo às expectativas sensoriais dos consumidores”. Para ter um sabor parecido com a da carne de origem animal foram utilizadas diversas tecnologias, como a de bioprocessos.
Mudanças de hábitos e sua relação com o mercado plant-based
A empresa cita as mudanças de hábitos dos consumidores que se interessam mais por alimentos plant-based. Apontam uma pesquisa realizada pelo Ibope com coordenação do The Good Food Institute (GFI), com dois mil participantes de todas as regiões brasileiras e classes sociais, que relata que o grupo de flexitarianos foi de 29% em 2018 para 50% em 2020.
Outro dado que embasa essa mudança de hábitos é um levantamento da Mintel (Agência Internacional de Inteligência de mercado) que afirma que os substitutos da carne de origem animal cresceram 617% no Brasil nos últimos 10 anos. Pensando nessa questão, a Duas Rodas investiu na expansão de sua plataforma tecnológica Plant Based Solutions.
O Gerente da Marketing da Duas Rodas, Paulo Mokarzel, também falou no comunicado: “Estudamos as motivações e necessidades dos consumidores, sua busca por hábitos mais saudáveis na alimentação e sua preocupação crescente com o bem-estar animal e com o impacto ambiental que geram, e desenvolvemos o Plant Based Solutions […]”.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
NotCo levanta US$ 235 milhões em rodada e se torna empresa unicórnio
Marca de estilo de vida vegano levanta US$ 1,5 milhão em rodada
*Imagem de capa: Unsplash
Compartilhe: