A embalagem de um produto é o seu aperto de mão visual com os consumidores; é o primeiro contato, onde preconceitos são desafiados e percepções formadas.

Os produtos de proteína alternativa estão em uma posição única em relação às suas embalagens. Muitas vezes, usando ingredientes inovadores e técnicas de produção criativas, o objetivo é atrair os consumidores para um produto que pode parecer desconhecido em comparação com seu equivalente de origem animal já estabelecido.

Enfrentar esses desafios e a série de pressupostos dos consumidores que já existem é fundamental. Uma embalagem eficaz é um aspecto-chave para o sucesso do produto. Garanta uma forte primeira impressão e posicione seu produto de forma favorável na mente do consumidor, abrindo caminho para compras repetidas.

Em seu recente artigo New Food Hub, a ProVeg International compartilha as melhores práticas em embalagens plant-based para impulsionar suas vendas, com recomendações sobre paletas de cores, decisões de rotulagem, materiais, linguagem e imagens.

O poder da cor

Não subestime o poder da cor.

A paleta de cores da embalagem do seu produto será uma das primeiras impressões no consumidor. Pesquisas sobre as paletas de cores mais eficazes para embalagens plant-based descobriram que os consumidores tendem a associar embalagens marrons e escuras e cores contrastantes a produtos plant-based saborosos e saudáveis.

A ProVeg recomenda adotar uma abordagem muito tradicional ou bastante diferente. Enquanto a familiaridade e a tradição têm uma forte associação positiva com a intenção de compra do consumidor, algumas marcas mostraram que pensar de forma inovadora pode valer a pena.

A Pink Albatross é um ótimo exemplo de por que você não necessariamente precisa seguir as regras. As cores vibrantes e ousadas da marca vão contra as cores tradicionais recomendadas por pesquisas e adotadas por produtos plant-based.

O design ousado da Pink Albatross destaca-se do convencional, e é por isso que se destaca.

Lembre-se, em algo tão subjetivo quanto o apelo estético de sua embalagem, a pesquisa e os dados devem orientar, não ditar. Uma boa dose de criatividade e inovação pode fazer maravilhas!

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Por Vitor Di Renzo em 19 de dezembro
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