Você já conhece a atleta vegana Mariana Scarpelli? Natural de São Paulo, a atleta é moradora de Imbituba, Santa Catarina e acumula títulos esportivos!
Mariana é nutricionista e em 2012, se tornou vegana. A partir desse momento, ela passou a focar o seu trabalho como nutricionista para clientes que estivessem em transição ou que já adotam uma alimentação à base de plantas.
Atleta vegana
De acordo com Mariana: “A Dieta à Base de Plantas me ajuda a ter uma melhor recuperação muscular, me fornece força e energia necessária para aguentar a rotina intensa de treinos. Além disso, e muito importante, em se tratando da modalidade de endurance (corridas longas), ela me proporciona melhor digestibilidade dos alimentos e maior tolerância estomacal. Mas eu vejo que a melhor recuperação muscular e um sistema imunológico mais forte, por conta do grande aporte de vitaminas e compostos antioxidantes, é o ponto principal”.
A atleta reforça a importância da disciplina em suas conquistas. Mostrando que com o ajuste adequado da alimentação e dos treinos, é possível alcançar resultados substanciais.
Em 2017, Mariana realizou sua primeira prova de Skyrunning, orientada por seu marido, que também é vegano. A International Skyrunning Federation (ISF) define a modalidade Skyrunning como: corridas na montanha que vão até 2000 metros de altitude, podendo ultrapassar essa altitude. São trilhas técnicas com galhos, pedras, paredes rochosas, geleiras, bem como em trechos expostos de montanha.
Conquistas
Em 2022, Mariana participou do Campeonato Mundial de Skyrunning pela Seleção Brasileira, na modalidade Skyrace (30Km), prova que aconteceu em Domodossola, na Itália, em Julho.
Em 2023, a atleta vegana participou da prova Jaraguá Sky – em Jaraguá do Sul, SC, onde ganhou a medalha de Bronze no Campeonato Brasileiro de Skyrunning, modalidade Skyultra (50km – 3000 metros de Ganho + em altimetria) e dessa forma, se classificou para o Campeonato Sulamericano. Além disso, ganhou também a medalha de Ouro na categoria Master (atletas 40+, na mesma competição) e classificação para o Campeonato Mundial de Skyrunning Master.
Em Junho deste ano, a atleta esteve na Insanity Mountain Mestre Álvaro – em Serra, ES, onde foi medalha de Bronze no Campeonato Sulamericano de Skyrunning, modalidade Skyultra (55km – 4400 metros de Ganho +). Já em, Julho, Mariana participou da Royal Ultra Sky Marathon – em Ceresole Reale, Itália. ganhou medalha de Ouro por equipe (Seleção Brasileira de Skyrunning Master), modalidade Skyultra (55km – 4100 metros de Ganho+).
Na La Mision, corrida de trekking de montanha de 53 quilômetros, onde mais de 400 pessoas participaram, Marina foi campeã e recordista da prova. A atleta finalizou o percurso em 8 horas e 32 minutos!
Aproveite e leia também:
Greentech brasileira fabrica plástico à base de cana-de-açúcar
Aquafaba: conheça as diversas aplicações e benefícios desse líquido
Alltrueist lança coleção vegana pioneira na indústria da moda
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Mariana Scarpelli