A aquafaba é um líquido viscoso e aquoso resultante do cozimento de leguminosas, como grão-de-bico ou feijão. Este líquido tem propriedades apreciadas na culinária vegana, como uma alternativa à clara de ovo.
A aquafaba ganhou popularidade como um substituto vegano para clara de ovo em receitas, especialmente para a criação de espumas, merengues, mousses e outras preparações que dependem das propriedades de emulsificação e aeração da clara de ovo. Ela pode ser batida em neve, assim como as claras de ovo, e tem a capacidade de reter ar e criar uma textura leve e fofa em pratos.
Além disso, a aquafaba reduz o desperdício de alimentos e mostra como ingredientes “não convencionais” podem fazer parte da culinária.
Aquafaba
Por ser uma alternativa vegana às claras de ovo, a aquafaba é frequentemente usada por pessoas que têm restrições alimentares ou que seguem uma dieta baseada em plantas. Além disso, é usada como ingrediente em produtos de panificação, sorvetes, brownies, macarons, maionese, entre outros.
Além de versátil, ela é muito nutritiva, pois essa água mantém os nutrientes durante o cozimento. Dessa forma, a aquafaba rende um valor nutricional extra para as receitas.
No entanto, vale ressaltar que nem todas as leguminosas produzem aquafaba com as mesmas propriedades. O grão-de-bico é a fonte mais comum utilizada em receitas devido à sua consistência e capacidade de formar espuma quando batida.
A aquafaba possui uma combinação de amidos, proteínas e outros sólidos vegetais solúveis que migram a partir das sementes para a água durante o processo de cozimento. Dessa forma, proporcionando a esse líquido propriedades emulsificantes, espumantes, gelatinizantes e espessantes.
Aproveite e leia também:
Rollie lança linha de sapatos à base de cactos
Melissa lança sandálias veganas com inspiração na Balletcore
Alltrueist lança coleção vegana pioneira na indústria da moda
Imagem ilustrativa de capa: Pexels