Robert Downey Jr., muito conhecido pelo papel no filme Homem de Ferro, investiu na marca plant-based Motif FoodWorks, por meio de seu fundo FootPrint Coalition Ventures.
Ambas trabalharão em conjunto para inovar nos alimentos à base de plantas, ou seja, criar novas categorias de produtos que ofereçam aos consumidores opções mais saudáveis e saborosas.
“Se os alimentos à base de plantas vão ter um impacto real na sustentabilidade, precisamos de uma abordagem que seja deliciosa e nutritiva. Ao se concentrar em opções mais saborosas e saudáveis, a Motif não está apenas fazendo a diferença nos produtos de hoje, mas também reimaginando o futuro dos alimentos à base de plantas de amanhã”, afirmou Robert Downey Jr. em um comunicado.
Os novos hambúrgueres da empresa
No portfólio, a Motif tem soluções tecnológicas como Hemami™ (sabor umami, aparência e aroma de carne) e Appetex™ (recria a textura do tecido animal). Além disso, recentemente revelaram produtos prontos: Motif MoBeef™ (bife), Motif MoPork™ (porco), Motif MoChicken™ (frango), todos feitos com suas soluções tecnológicas. As datas dos lançamentos diferem, o de bife e o de porco estarão disponíveis no final desse ano, já o de frango estará a venda em 2023.
Quanto a aceitação dos produtos, a empresa realizou um teste com o Motif MoBeef™. Ao deixar o produto por tempo limitado na rede de restaurantes Coolgreens, foi possível extrair as seguintes conclusões:
- 93% comeria o hambúrguer regularmente.
- 63% preferiu o hambúrguer a uma marca plant-based líder no varejo.
- 62% compraria o hambúrguer de novo.
- 55% dos consumidores afirmaram que comeriam o hambúrguer todos os dias.
“Seja na prateleira da loja ou no menu, estamos focados em tornar os alimentos à base de plantas de nossos clientes tão desejáveis que as pessoas realmente os queiram. Não poderíamos estar mais animados por ter Robert e a FootPrint Coalition a bordo como investidor e parceiro em nosso trabalho para expandir a categoria”, afirmou Jonathan McIntyre, CEO da Motif FoodWorks.
Motif FoodWorks: conheça mais sobre a marca plant-based
“Melhoramos os alimentos à base de plantas analisando, descobrindo e projetando de forma diferente”, escreveu a empresa.
A marca foi lançada pela Ginkgo Bioworks, após ter levantado US$ 90 milhões em uma Série A. Foi a segunda startup a ser lançada por essa plataforma, sendo que foi informado que ambas podem acessar de forma fácil a vasta diversidade biológica para desenvolver produtos inovadores e sustentáveis.
Na época do lançamento, Jonathan McIntyre adicionou: “Sustentabilidade e nutrição acessível estão entre os maiores desafios enfrentados pela indústria de alimentos hoje. Os consumidores estão exigindo opções de alimentos conscientes, mas há um mito reinante de que alimentos saudáveis e à base de plantas devem ter um preço mais alto, ou não podem ter sabor ou funcionar como o alimento de base animal que pretendem replicar”.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Investidores no hall da fama? As celebridades que apostam no veganismo
Grandes personalidades mundiais que investem em negócios veganos
Rihanna expandirá linha vegana Fenty Skin na África
*Imagem de capa: Reprodução Robert Downey Jr. / via Instagram @robertdowneyjr | Foto por: Jimmy Rich (@jimmy_rich)