O kefir, originário das montanhas do Cáucaso, é uma bebida fermentada probiótica feita a partir da ação de culturas de bactérias e fermentos em água ou leite. O processo de fermentação transforma o líquido em uma bebida com textura semelhante ao iogurte, mas com um sabor mais tangente e uma gama mais ampla de microrganismos benéficos para a saúde.

As culturas de kefir incluem uma variedade de bactérias ácido-lácticas e fermentos, que colaboram para fermentar os açúcares presentes na solução escolhida. Esse processo produz ácido láctico e outras substâncias que conferem à bebida características únicas. A composição exata das culturas e da seleção pode variar, resultando em diferentes perfis de sabor e textura.

Kefir

O kefir é conhecido por ser uma fonte de probióticos, que são microrganismos benéficos para o sistema digestivo. Esses probióticos podem ajudar a promover um equilíbrio saudável da microbiota intestinal e contribuir para a saúde do sistema imunológico. Além disso, o kefir é uma fonte de proteínas, cálcio, vitaminas B e outros nutrientes.

Além do kefir tradicional de leite, também é possível fazer kefir de água ou de leites vegetais, como coco ou amêndoa, para atender às preferências específicas.

O processo de cultivo é relativamente simples, envolvendo a adição das culturas a um líquido de escolha e deixando-o fermentar por um período de tempo específico. No entanto, é importante seguir as instruções corretamente para garantir a segurança e qualidade da bebida final.

Benefícios

Os probióticos presentes no kefir podem ajudar a equilibrar a microbiota intestinal, promovendo uma digestão saudável e aliviando problemas como constipação e surtos. Uma microbiota intestinal saudável está relacionada ao bom funcionamento do sistema imunológico. Dessa forma, ele pode ajudar a fortalecer as defesas do corpo contra infecções.

Além disso, o cálcio, a vitamina K2 e a vitamina D, vitamina B12, biotina e outros nutrientes essenciais presentes no kefir podem contribuir para a saúde óssea e prevenir a perda óssea relacionada à idade.

O kefir é vegano?

O kefir pode ser cultivado em água ou em leites vegetais. Dessa forma, é preciso estar atento ao kefir comercializado, pois é necessário verificar se o leite de origem animal não foi utilizado na fabricação.

Se você optar por cultivar o seu em casa, é possível optar pela água ou pelo leite vegetal da sua preferência!

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Veganuary fecha parceria com empresas brasileiras para baratear alimentos veganos

Nova Zelândia se torna o primeiro país a proibir sacolas plásticas

Verduras fortalecem o sistema imunológico e promovem longevidade

Imagem ilustrativa de capa: Site Dicas de treino

Por Ana Cristina Gomes em 4 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores