Falar sobre investimentos sustentáveis está em alta. Por exemplo, você já deve ter ouvido o termo investimento ESG antes. 

O investimento ESG chama a atenção de muitos investidores por apoiar negócios que apresentam tecnologias e modelos de negócios sustentáveis. Afinal, em tempos de comunicação rápida através das mídias sociais, as empresas nunca foram tão observadas e cobradas como estão sendo atualmente. 

Com tantas mudanças nos últimos anos, inúmeras corporações estão se vendo obrigadas a reverem as suas políticas, os seus valores e comportamentos. 

Os consumidores já não se satisfazem mais somente com o consumo. Hoje em dia, grande parte das pessoas buscam consumirem de empresas que estejam alinhadas com o que elas acreditam. 

Uma empresa pode assumir várias formas de comprometimento com os valores de seu público. Por isso, muitas delas viram o investimento ESG como uma oportunidade de crescimento sustentável e rentável. 

O investimento ESG tem sido interessante para diversos investidores e para a indústria financeira por vários motivos. De acordo com uma matéria publicada no mês de Março de 2021 no Valor Investe, o Google Trends revelou que o tema atingiu o seu maior pico de buscas em 2020 e que no Brasil, a procura chegou ao seu nível mais alto nos últimos 5 anos.

Mas imagino que você esteja se perguntando: o que é e para que serve o investimento ESG? Continue lendo que vamos te explicar abaixo!

O que é investimento em ESG?

A sigla investimento ESG se refere a Environmental, Social and Governance, que significa fazer investimentos em lugares que estejam comprometidos com os 3 principais pilares da sustentabilidade, que consistem em:

  • Questões ambientais; 
  • Questões sociais;
  • E questões de governança. 

Em outras palavras, os investimentos ESG indicam que há, por parte da empresa, uma preocupação em se desenvolver de modo sustentável. 

Quando falamos de uma corporação preocupada com o meio ambiente, destacam-se aquelas que buscam se desenvolverem produzindo menos poluição, emitirem menos emissões de carbono e gerarem menos resíduos. 

Ao citarmos companhias empenhadas com questões sociais, ressaltam-se aquelas que estão envolvidas com a comunidade ao seu entorno, seja proporcionando suporte financeiro, ou até mesmo propiciando incentivos que ofereçam maior acesso à saúde, segurança, ou outras políticas públicas. 

E no caso de governança, se sobressaem as instituições que estão preocupadas com as pessoas ao promoverem remuneração justa, espaços anticorrupção e equidade entre os funcionários.

E a partir do momento que uma empresa se compromete com os três aspectos acima, ela está pronta para receber o selo ESG.

Se atentar aos quesitos ambientais, sociais e humanos faz toda a diferença, pois traz várias vantagens para os investidores, para as empresas, e acima de tudo, para a sociedade. 

Por que investir em ESG? 

Em tempos onde as interações virtuais ocupam um espaço tão grande quanto os relacionamentos na vida real, é importante estar mais atento do que nunca e buscar investir em onde se há mais chances de sucesso. 

Hoje em dia, é primordial que empresas busquem se relacionar com o seu público de forma mais humanizada. Afinal de contas, sabemos que os consumidores tendem a comprar de corporações com as quais se identifiquem. 

Por esta razão, as empresas que estão dentro da pauta ESG já estão à frente do tempo. Uma empresa que recebe investimentos ESG é envolvida com alguns fatores, como por exemplo:

  • Agem de maneira transparente e detalham as suas práticas corporativas;
  • Adotam medidas de diversidade e inclusão para o negócio;
  • Buscam estarem envolvidas em ações sociais;
  • Abraçam hábitos mais sustentáveis;
  • Respeitam os seus colaboradores e acionistas.

Vale ressaltar que temos visto que alguns assuntos fundamentais têm ocupado mais espaço na mídia. Apesar de caminharmos a passos lentos, falamos muito mais sobre questões raciais, de gênero, sexualidade e de classe. 

Pessoas que nunca se viram representadas em grandes veículos têm, finalmente, a chance de serem retratadas com mais frequência. Dessa forma, muitas empresas encontram na representatividade oportunidades para se aproximarem de seu público. 

Contudo, é essencial dizer que a aproximação do público deve ser genuína, pois caso não seja, a probabilidade de uma corporação ser boicotada nas redes sociais será alta. Os ataques virtuais podem ser a maior fonte de prejuízo para um negócio.

Seguindo esta linha de raciocínio, muitas instituições entendem que devem discutir sobre vários novos assuntos que não necessariamente estão envolvidos com os seus produtos ou serviços. O debate é necessário, mas a ação é ainda mais urgente.

Sendo assim, o investimento ESG acaba sendo a solução perfeita para evitar possíveis desgastes e para crescer de modo saudável. 

Quais são as tendências para o investimento ESG? 

De acordo com um artigo de Março de 2022 publicado pela Ancham, o tratado ESG veio para ficar.

O assunto já vinha recebendo destaque em alguns locais, porém, por conta da pandemia causada pela Covid-19, houve um aumento expressivo de empresas que se comprometeram com ao Pacto Global da ONU.

Além disso, as outras tendências de investimento ESG previstas para 2022 são:

O estímulo a negócios que tenham impacto social

Devido as mudanças de comportamento dos usuários, empresas que tenham responsabilidade social possuem probabilidades cada vez maiores de aumentarem as suas atividades.

Ainda por conta desta transformação, o crescimento de captação em ativos ESG no mercado de capitais aumentou significativamente.

Surgimento e evolução de grupos de diversidade e inclusão nas empresas

Representatividade é um conceito que também veio para ficar. Tanto que, no presente, encontramos inúmeras empresas com comitês de diversidade e inclusão. 

Questões atreladas a problemas estruturais, como o racismo, machismo, homofobia estão mais nítidas do que nunca. Consequentemente, muitos negócios têm adotado políticas de equidade para agirem de forma mais justa no mercado.

Sustentabilidade na cadeia de valor

A sustentabilidade na cadeia de valor levanta a conscientização nas iniciativas da própria empresa e na de parceiros relacionados ao negócio, para que haja concordância entre os pensamentos.

Combate ao efeito estufa

Os alertas sobre o efeito estufa são feitos há anos. Entretanto, a sociedade ainda precisa de um entendimento maior sobre o tema.

Dessa maneira, a pauta ESG reinvindica metas ambientais por parte das corporações para que a luta contra a emissão de gases poluentes seja mais eficiente.

Consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Todos os dados vindos de terceiros precisam serem tratados e armazenados corretamente. Para isso, é preciso que a empresa tenha uma cultura que incentive a proteção de dados no meio digital.

À vista de todos esses aspectos, o investimento ESG se mostra como uma renovação crucial para o mercado e para a sociedade.

Como investir em ESG?

Para montar uma carteira com ações ESG, é preciso estudar as empresas e o seu potencial de lucro. 

Depois de analisar os negócios que possuem know-how, você pode optar por alguns caminhos, sendo escolher criar uma conta em uma corretora de valores, onde você terá acesso à Bolsa de Valores e aos Fundos de Investimentos. 

Ou então, para facilitar o processo, você pode simplesmente entrar em contato com uma corretora de valores confiável que poderá te auxiliar durante toda a trajetória. 

Conheça alguns dos principais fundos ESG no Brasil

Em agosto de 2021, a Revista Exame divulgou uma matéria com os 5 principais fundos ESG no Brasil. São eles: 

  1. FPI INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO;
  2. SANTANDER GO GLOBAL EQUITY ESG REAIS INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO;
  3. MANAGER JSS SUSTAINABLE EQUITY GLOBAL THEMATIC INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO;
  4. TREND LIDERANÇAS FEMININAS FI MULTIMERCADO;
  5. FRAM CAPITAL HANSSEN ESG FI AÇÕES.

No entanto, existem alguns critérios para identificar se o fundo se responsabiliza de fato com o pacto ESG. 

É valido descobrir quem são as pessoas por trás da casa e por trás do produto que você adquiriu, ler as cartas da gestora, saber quem ela é e compreender qual é o procedimento usado pela administradora. 

Invista em empresas sustentáveis através do Vegan Business

A captação de recursos necessita ser um processo prático e confiável. Com isso em vista, o equity crowdfunding se torna o melhor jeito de investir em ESG.

O equity crowdfunding possui como objetivo conectar investidores a startups com alto potencial de crescimento. 

Deste modo, investidores localizam novas possibilidades de investimento, podendo se conectar com propósitos mais alinhados aos deles, enquanto novas empresas recebem a oportunidade de crescerem mais rápido.

No equity crowdfunding, investidores oferecem uma parte do seu patrimônio para uma corporação e em troca, recebem uma participação societária no negócio. Isso não significa que o investidor se tornará dono do negócio, mas que receberá uma fatia dos lucros no futuro.

Além de multiplicar o próprio capital ao investir, um investidor também pode ofertar a sua experiência como recurso intelectual para ajudar a startup a progredir ainda mais.

O Vegan Business é a primeira e única plataforma de equity crowdfunding focada em negócios veganos e plant-based. 

Ao unir startups do mercado plant-based que possuam um propósito com pessoas buscando investir em negócios emergentes, construímos um mundo melhor e mais viável para nós, para os animais e as próximas gerações.

O Vegan Business também é aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o que significa que o seu investimento está seguro aqui. 

Quais as vantagens do equity crowdfunding? 

O equity crowdfunding representa a nova era dos investimentos. Muitas das empresas “novas” que conhecemos hoje foram fruto do equity crowdfunding. 

Logo, isso significa que há muitas outras ideias inovadoras esperando somente pela chance de usufruírem de uma aplicação financeira para evoluírem. 

Porém, também existem uma série de benefícios para o investidor. 

Como exemplo, a primeira vantagem consiste em: 

Ser possível fazer investimentos que tenham alto potencial de lucratividade. 

Após estudar sobre os motivos que te façam investir e garantir o melhor caminho para o seu investimento, a possibilidade de multiplicar o seu patrimônio aumenta consideravelmente. 

Segundo benefício:

Ao falarmos de investimentos, muitas pessoas pensam que é necessário deter de uma grande fortuna para fazer uma aplicação. Contudo, no equity crowdfunding, o investimento é mínimo. Por exemplo, é possível investir a partir de R$ 1.000.

Terceira vantagem:

Apesar do assunto estar em alta, o mercado ainda é bastante exclusivo. Isso significa que você poderá ter momentos favoráveis em diferentes startups e nichos, com promessas ousadas e transformadoras.

Quarto benefício:

Como investidor, ao escolher o investimento via equity crowdfunding, você também experimenta uma diversificação no seu portfólio. Em outros termos, ter uma carteira de investimentos diversa reduz os riscos de danos.

Quinta vantagem:

E como último aprendizado, falamos novamente da contribuição que este investimento pode trazer para a sociedade, para os animais e para o planeta. Ao participar da nova economia, você contribui para um negócio real que irá gerar empregos, poupar vidas animais e que ajudará a construir um novo futuro. 

A possibilidade de colaborar com negócios inovadores e criar um impacto positivo para as pessoas, para os animais e para o planeta é extremamente valiosa. 

Conclusão

O investimento ESG traz inúmeros benefícios e acima da possibilidade de lucro, existe a criação de impacto que isso traz para o mundo. 

Por conta disso, agir com responsabilidade e investir em propostas ESG pode ser um bom caminho. Não podemos mais adiar os problemas. O futuro é agora. 

Nos últimos dois anos, temos percebido que as mudanças que vem ocorrendo com a população acontecem cada vez mais rápido. Novos hábitos e comportamentos se fazem urgentes. E as corporações que insistirem nos velhos costumes, ficarão para trás.

Por isso, cadastre-se agora mesmo e faça parte da nossa comunidade de investiores para gerar impacto além do negócio, apoiando o novo mercado que visa fazer a diferença.

O investimento ESG é uma excelente alternativa para um mundo melhor e mais justo. Portanto, não espere vir dos outros. Seja você a diferença. 

Quer saber mais? Leia outros conteúdos como esse: 

Robert Downey Jr. investe na marca plant-based Motif FoodWorks;

Anitta se torna sócia da Fazenda Futuro;

Synthesis Capital tem fundo de US$ 300 milhões para investir em foodtechs.

Imagem de capa: Unsplash



por Thais Montenegro em 6 de junho