Você sabe o que é investimento coletivo? Esse é um dos termos em português para designar a modalidade de Equity Crowdfunding!

Essa modalidade de investimento está crescendo: segundo o governo, o Equity Crowdfunding movimentou um valor de mais de R$ 84 milhões em 2020, isso mostra uma evolução de 43% com relação a 2019, cuja soma captada foi cerca de R$ 59 milhões. Em uma comparação com 2016, o valor do ano passado foi 10 vezes maior. 

Também foi afirmado que houve uma evolução de 23% no número de investidores (no ano passado esse número saltou de cerca de 6 mil para mais de 8 mil). As ofertas também subiram no início da pandemia, indo de 81 para 106. 

Uma novidade é que o Vegan Business se tornará a primeira plataforma focada no mercado plant-based. Dessa forma, iremos democratizar o investimento em startups veganas: você poderá impulsionar empresas de diversos setores, como a de alimentos, cosméticos, maquiagens, produtos de higiene pessoal e limpeza, vestuário e moda. Além das tecnologias que facilitam sua vida sem prejudicar o planeta nem os animais. 

Christian Wolthers, co-fundador do Vegan Business, apareceu na matéria da Folha. Ele relatou que a criação de uma plataforma para esse mercado auxiliará os investidores a encontrar negócios com valores semelhantes e que passaram por uma seleção. 

Estamos nos preparando para no início do ano que vem ser uma plataforma de Equity Crowdfunding. Por isso, se cadastre na nossa lista de investidores para ficar atento as novidades. 

Para os empreendedores: a importância do pitch

Você sabe o que é pitch

Essa é uma técnica utilizada para apresentar seu negócio (ou ideia) para o público. 

O SEBRAE dá algumas dicas para quem deseja criar um pitch, alguns pontos abordados foram: 

A fala deve ser resumida — não fique falando várias horas —  tente chegar a um tempo que fica entre 30 segundos e 20 minutos. 

Para um pitch rápido existem quatro pontos necessários que devem ser respondidos: o problema que você busca resolver, quem sofre com esse problema, sua solução e o diferencial da sua empresa. 

Algumas coisas que podem te auxiliar a elaborar um pitch completo é buscar dados sobre seu mercado, apresentar seu modelo de receitas, listar seus canais de vendas e comunicação, mostrar projeções, entre outros detalhes importantes sobre seu negócio. 

Por que é essencial? 

As plataformas de Equity Crowdfunding permitem que os investidores apresentem seus negócios, com suas palavras, para os investidores decidirem se desejam investir. Por isso, capriche!

Para os investidores: benefícios vs riscos do investimento coletivo

O Equity Crowdfunding traz muitos benefícios! 

Com essa modalidade, você pode participar da nova economia, multiplicar seus investimentos e encontrar empresas inovadoras, que estão alinhadas com seus valores. 

Esse tipo de aplicação também pode valorizar muito mais do que um investimento tradicional, afinal, você está colocando seu dinheiro em uma empresa nova com alto potencial de crescimento. 

Como todo aporte, o Equity Crowfunding também tem riscos. Portanto, o Valor Investe recomenda investir em, no mínimo, cinco startups para diversificar e pensar no longo prazo. 

Aproveite e leia também: 

O Que é Investimento Anjo e Como funciona? Guia Completo

Como Comprar Ações: O Guia Passo a Passo Para 2021

Programa de aceleração busca empresas de impacto

*Imagem de capa: Pexels



por Amanda Stucchi em 20 de agosto