Você não leu errado, é isso mesmo! O interesse dos brasileiros pelo veganismo cresceu 941% nos últimos oito anos, segundo pesquisa digital da BHB Foods e Suplementos junto à Decode.
Recentemente, a BHB Foods e Suplementos se uniu à Decode para realizar uma pesquisa digital e levantar as grandes tendências na alimentação dos brasileiros. A coleta de dados incluiu menções nas redes sociais, artigos de sites e blogs, vídeos no YouTube e buscas no Google Brasil.
Foram analisados mais de 83 mil posts/menções e mais de 19 mil matérias, classificadas em cinco frentes específicas, a saber:
- Dietas plant based –
- Suplementos alimentares
- Proteínas
- Produtos clean label
- Alimentos indulgentes – industrializados
Os resultados da pesquisa foram compilados em um relatório completíssimo, que pode ser baixado no gratuitamente. Aqui apresentamos algumas das grandes tendências plant based na alimentação dos brasileiros segundo o relatório.
Tendências plant based na alimentação dos brasileiros
O volume de visualizações dos vídeos sobre alimentação plant based no YouTube cresceu três vezes entre 2013 e 2020 e as postagens informativas sobre as dietas plant based são as mais engajadas pelo público digital.
Dentre os alimentos veganos mais buscados, o bolo vegano lidera, seguido pelo leite e o chocolate, já o aclamado hamburguer aparece na quarta colocação. Outro dado interessante é sobre as menções positivas ao longo do tempo, elas dobraram nos últimos 10 anos.
Nas outras frentes, chama atenção o volume de buscas por produtos clean label – o Brasil está em terceiro lugar; e a quantidade de comentários e discussões a respeitos de fontes alternativas de proteínas, que aparece em primeiro lugar.
Interesse dos brasileiros pelo veganismo
O interesse dos brasileiros pelo veganismo apresenta um paradoxo no mínimo interessante. Enquanto a oferta de proteína animal cresce, um número cada vez maior de pessoas adere ao veganismo ou reduz significativamente a ingestão de carne, mudando radicalmente seus hábitos alimentares.
A demanda por produtos à base de vegetais tem aumentado consideravelmente, de modo que, até mesmo o bum de lançamentos que presenciamos, em especial nos últimos 12 meses, parece ser insuficiente. Nos restaurantes e lanchonetes os pratos veganos e vegetarianos ganham cada vez mais espaço, enquanto nos supermercados, produtos à base de plantas conquistam cada vez mais espaço nas gôndolas.
Muitas pessoas estão experimentando alimentos veganos industrializados e se interessando pelo consumo regular. No entanto, o mercado de produtos veganos no Brasil ainda está em sua fase inicial, com produtos sendo fabricados em quantidades reduzidas e oferta limitada; mas a tendência é de que, ano após ano, a oferta se regularize e atenda toda a demanda. Por enquanto, seguimos torcendo para que este dia chegue logo.
Leia mais sobre alimentação vegana:
Consumo de proteína vegetal aumenta a longevidade
6 benefícios cientificamente comprovados de uma dieta vegana
Estudo caracteriza a qualidade da dieta vegetariana dos brasileiros