A Força Foods, uma empresa de alimentos de São Francisco focada em ingredientes sustentáveis e conservação de água, lançou uma alternativa inovadora ao leite: o leite de semente de melancia, considerado o primeiro do mundo.
Comercializado sob o nome de MILKish e disponível nos sabores original e baunilha, o produto é livre de soja, nozes e açúcar, além de conter apenas 50 calorias por porção. Produzido com base em sementes de melancia e uma adição de proteína de ervilha, o leite vegetal não contém carragenina, nem sabores ou corantes artificiais. De acordo com a Força Foods, essa alternativa ao leite é cremosa, suave e deliciosa, oferecendo uma escolha saudável para os consumidores.
Além de ser uma opção nutritiva, o MILKish também se promove como uma maneira divertida de saborear cereais matinais, fazer receitas sem laticínios e preparar bebidas como cafés gelados, cappuccinos espumosos e smoothies, ou até mesmo consumi-lo puro.
“Pode fazer aquele latte cremoso sem culpa! Com apenas 50 calorias por xícara, 2g de proteína e ZERO gramas de açúcar, você tem a certeza de estar nutrindo seu corpo com o melhor leite possível”, afirma a Força Foods em seu site.
Um superalimento eficiente em água
Guilherme Maia Silva, jovem empreendedor brasileiro formado em Ciências das Plantas pela UC Davis, adquiriu experiência em agricultura orgânica e sustentável, o que o levou a fundar a Força Foods em 2021.
Preocupado com o impacto ambiental de culturas que consomem muita água, como as amêndoas (a Califórnia abriga mais de 7.000 produtores de amêndoas), Maia Silva começou a buscar alternativas mais sustentáveis. Durante essa busca, ele descobriu que as sementes de melancia são um superalimento nutritivo, oferecendo mais proteínas que as amêndoas, além de vitaminas essenciais, gorduras saudáveis e antioxidantes.
Essas sementes também são favoráveis ao meio ambiente, com uma pegada hídrica 99% menor do que a das amêndoas, 90% menor do que a das sementes de gergelim, 80% menor do que a das sementes de linhaça, 72% menor do que a da aveia e 53% menor do que a da soja. Além disso, sua pegada de carbono é mais baixa em comparação a outros ingredientes como soja e aveia.
A descoberta das sementes de melancia levou à criação de uma linha de lanches saudáveis (que parecem ter sido descontinuados) e, após um ano de pesquisa e desenvolvimento, o MILKish foi finalmente lançado no site da empresa. A startup planeja expandir primeiramente por meio de parcerias no setor de food service e, posteriormente, para o varejo, explicou Maia Silva em um podcast.
Embora atualmente esteja focada em bebidas, a Força Foods tem planos de desenvolver uma linha completa de produtos à base de semente de melancia, oferecendo opções mais eficientes no uso de água para combater a escassez hídrica e o alto consumo de água na agricultura. Outras inovações alimentares feitas com melancia incluem adoçantes derivados da fruta e queijos plant-based.
“A escassez de água é um dos maiores fatores limitantes da nossa oferta global de alimentos, e a agricultura é responsável por mais de 70% do uso de água doce no mundo. Consumir alternativas com menor pegada hídrica é uma forma fácil e deliciosa de viver de maneira mais sustentável”, destaca a startup em seu site.
Confira a matéria publicada na Vegconomist.
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