Você quer uma opção de marca com fios sustentáveis de fibra vegetal? Essa proposta faz parte do DNA da Made by You. A marca, que comercializa kits handmade de tricô e crochê, reforça seu propósito de valorização do universo artesanal aliado a práticas que promovam menos impacto ambiental e proporcionem um consumo mais consciente. 

Por isso, traz ao mercado nacional dois lançamentos inéditos: os fios de Cânhamo e Linho & Viscose, que possuem uma composição diferenciada para serem utilizados na confecção de peças de moda e decoração. Além deles, a marca já possui outros dois fios com essa característica sustentável, natural e de fibra vegetal: o algodão orgânico e o de cana-de-açúcar.

A fibra do cânhamo é conhecida por sua resistência e durabilidade. Andreia Camilo, do marketing da Made by You, comentou: “É produzida a partir do caule e é uma matéria-prima que ressurge como alternativa economicamente competitiva e ambientalmente sustentável”. 

Fios sustentáveis da Made By You
Imagem: Divulgação Made By You

Dentre os pontos positivos no uso dessa matéria-prima, podemos destacar o menor consumo de água no cultivo, a resistência a pragas e doenças, a possibilidade de produzir muito mais fibras do que o algodão ou o linho por metro quadrado, a melhor retenção da cor, a resistência à abrasão, ao mofo e ao bolor e o bloqueio de raios ultravioleta. Além de ser uma das fibras naturais mais fortes do mundo. 

Por conta desses benefícios, a fibra foi escolhida para o desenvolvimento do fio #74. Andreia também revelou: “A cada ponto tecido, o fio fica mais maleável, e a cada lavagem, secagem e uso, fica mais macio”. 

O linho é uma fibra natural, ou seja, de origem vegetal. É 100% sustentável, pois nada em sua composição vira resíduo no meio ambiente. Seu plantio demanda baixa irrigação para ser cultivado. Já a viscose,  é uma fibra vegetal super fina e que traz sempre uma sensação de maior frescor quando utilizada em composições de fios e tecidos. 

Fios sustentáveis da Made By You
Imagem: Divulgação Made By You

Andreia explicou: “Juntas, essas duas fibras formam o fio #75, ideal para fazer diversas técnicas e deixar as peças com uma textura completamente diferenciada e com os pontos mais destacados”.  O fio possui uma ótima regulagem térmica, permitindo que a pele transpire. 

Outros fios sustentáveis, de fibras vegetais e naturais

Além desses dois lançamentos exclusivos da Made by You, a marca tem inovado no segmento de fios sustentáveis de tricô e crochê. No seu mix de produtos, existem outros com a proposta sustentável, de fibra vegetal e natural. São eles: o fio de cana-de-açúcar e o fio orgânico.

O fio feito a partir do bagaço da cana-de-açúcar apresenta como vantagens o baixo custo, a biodegradabilidade, e o fato de ser reciclável. Exige pouca energia para a sua produção e, por ser um material orgânico, no fim da sua vida útil, pode ser decomposto e utilizado como fertilizante de solos. A sua decomposição inicia cerca de 150 dias após a deposição por compostagem e encerra em 240 dias.

Fios sustentáveis da Made By You
Imagem: Divulgação Made By You

Já o fio de algodão orgânico naturalmente colorido, proveniente da Paraíba, foi desenvolvido em parceria com a Embrapa e com a Natural Cotton Color. Ele é plantado por pequenos produtores, em um sistema de agricultura familiar no assentamento rural da reforma agrária Margarida Maria Alves, no município de Juarez Távora (PB). 

A plantação ocupa 18 hectares de terra em sistema de sequeira, sem nenhum tipo de adubo ou inseticida sintético. O algodão já nasce colorido e não necessita de qualquer tipo de tingimento químico.

Sobre a Made by You

Os kits handmade da Made by You contêm produtos para confeccionar peças em crochê e tricô, direcionadas para pessoas interessadas em uma experiência no universo artesanal, mesmo quem ainda não possui conhecimento das técnicas manuais. 

É só escolher o que você mesmo gostaria de produzir. Tem bolsa, cachecol, vestido, cardigã, bata, blusa, gorro, regata, polaina, entre outros. Cada item acompanha um kit handmade composto por novelos e acessórios em quantidades ideais para a confecção da peça, também é possível escolher as cores que deseja. 

Além disso, está incluso o caderno de receita com o descritivo impresso em papel reciclado, que possui um QR Code com acesso ao tutorial através do aplicativo da marca, disponível para Android e IOS, com uma videoaula explicativa para tecer cada ponto da peça comprada. As peças propostas nos kits são agêneros, atemporais e práticas de confeccionar, com design que atende a todos os corpos e tamanhos.

A empresa também possui um Instagram e um canal no YouTube, para você ficar por dentro das novidades.

Aproveite e leia também: 

6 dicas para comprar roupas veganas

Moda ecológica: marca tem tênis de luxo feito de maçã e coco



por Amanda Stucchi em 19 de julho