A Above Food, empresa canadense de proteínas vegetais, comprará a Atlantic Natural Foods, fabricante de marcas veganas estadunidense que está disponível em mais de 25 mil varejistas em 30 países. O acordo de aquisição deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2022. 

O portfólio da Atlantic Natural Foods é variado, composto pela Loma Linda (marca de proteínas vegetais que é líder em refeições prontas para comer), Tuno (focada em frutos-do-mar à base de plantas), Neat (que possui um substituto de ovo), Kaffree Roma (café descafeinado vegano) e a Modern Menu by Loma Linda (serviço de foodservice). 

A Above Food adquiriu as seguintes marcas: Loma Linda, Tuno e Neat. Apesar do acordo de compra não ter sido divulgado, foi estimado em US$ 30 milhões. 

Decisão de comprar a fabricante de marcas veganas 

Martin Williams, presidente e co-fundador da Above Food, relatou em uma comunicação

“O compromisso da Atlantic com a sustentabilidade, nutrição, acessibilidade e responsabilidade social são valores que ressoam profundamente em nossa equipe. Com cinco gerações de experiência agrícola no comando da Above Food, temos uma mentalidade da semente ao garfo que molda cada produto e parceria. Identificamos sinergias significativas entre nossas duas empresas e a decisão de unir forças foi fácil”. 

J. Douglas Hines, presidente da Atlantic Natural Foods, também comentou: 

“A abordagem da Above Food, da semente ao garfo em alimentos à base de plantas, é algo que estávamos construindo de forma independente, pois acreditamos que possuir toda a cadeia de valor é a única maneira de impulsionar a escala de mudança necessária no sistema alimentar e criar um verdadeiro modelo de negócios de longo prazo. Alimentar a população global de forma sustentável com alimentos de alta qualidade, nutritivos e vegetais é a forma como iremos conduzir uma mudança real para ter alimentos mais saudáveis ​​com um planeta saudável”. 

A aquisição tem o objetivo de auxiliar a Atlantic Natural Foods a expandir seu alcance global. 

Sobre a Atlantic Natural Foods e a Above Food 

Atlantic Natural Foods 

“Acreditamos que os alimentos vegetais são essenciais para um futuro sustentável e devem ser acessíveis a todos os consumidores”, contou a empresa. 

Possuem fábricas em Nashville (cidade dos Estados Unidos) e em Bangkok (capital da Tailândia). Todas as instalações são aprovadas pela Food and Drug Administration, além de seus alimentos serem qualificados como kosher — produtos que obedecem à lei judaica —  e  não tem modificações genéticas. 

Além disso, a marca também é membro da Plant Based Foods Association, associação comercial que representa os interesses de empresas à base de plantas e criadora do selo “certified plant based”.  

Above Food

A empresa tem a visão “da semente à mesa”, acreditam na importância de conhecer toda a história da jornada da comida. 

Foi fundada no Canadá pelos co-fundadores Lionel Kambeitz, Donato Sferra, Tyler West e Martin Williams. 

A marca também possui integração vertical completa, isso significa que tem a custódia completa das proteínas vegetais em toda a cadeia de valor. 

Alguns dos benefícios dessa estrutura, conforme a marca, é a possibilidade de rastrear a origem do alimento, quantificar a sustentabilidade e ter uma densidade de nutrientes superior com vantagem no custo. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Como criar seu pitch deck? Sugestões de um Investidor Anjo 

Pesquisa: 46% dos europeus reduziram o consumo de carne

Empresa de biotecnologia levanta US$ 45 milhões na Série B

*Imagem de capa: Divulgação Atlantic Natural Foods / via Green Queen



por Amanda Stucchi em 16 de novembro