Para celebrar o mês do veganismo, a Veganuary, organização internacional de apoio e incentivo ao veganismo, pediu ao iFood dados de sua base de clientes sobre o consumo de comida vegana e vegetariana.

Em 2021, foram feitos mais de 1 milhão de pedidos. Além disso, até agosto de 2022, a plataforma já contabilizou mais de 600 mil pedidos nessas categorias, o que demonstra tendência de crescimento ainda maior até o final do ano.

Sobre o levantamento dos dados

O iFood, aplicativo de entrega de comida mais utilizado pelos brasileiros, tem registrado em sua base de dados mais de 1.700 restaurantes veganos ou vegetarianos.

De acordo com Arnaldo Bertolaccini, diretor de experiência com restaurantes no iFood: “Os restaurantes vegetarianos e veganos está crescendo na nossa plataforma, eles são importantes para que possamos oferecer, diversidade e opções de refeições que contemple todos os clientes”.

Entre as cidades com maior número de restaurantes veganos, segundo a plataforma, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília e Belo Horizonte, respectivamente. Os itens mais pedidos nesses restaurantes são hambúrgueres, sanduíches, sobremesas (como bolos e tortas), comida japonesa e feijoada. “Esse alto consumo de comida vegana que estamos vendo no Brasil levará ao surgimento de uma oferta vegana maior e cada vez melhor, ajudando também mais pessoas a parar ou ficar sem consumir produtos de origem animal, dando um alívio ao planeta e seus habitantes”, comenta Maurício Serrano Palma, diretor de Veganuary na América Latina.

A demanda de comida vegana

Falando sobre hábitos de consumo, os dias de semana na hora do almoço são os de maior movimento para as entregas de comida vegana. Em seguida estão os fins de semana na hora do jantar, os dias de semana na hora do jantar, os fins de semana na hora do almoço e os dias de semana na hora do lanche.

A maior parte dos pedidos de comida vegana acontecem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Os 10 pratos mais populares, são: batata frita, falafel, brownie, cozinha de jaca, feijoada, bolo de chocolate, baião de 2, beirute, cookies, assim como pratos com frango vegano.

Por um mundo vegano

A cada janeiro, a Veganuary convida pessoas no mundo inteiro a participar do desafio vegano de 31 dias. Desde a sua fundação, em 2014, a organização já recebeu mais de 629 mil inscrições de pessoas em mais de 193 países. Embora a campanha principal aconteça em janeiro, as inscrições gratuitas permanecem abertas o ano todo.

A organização de origem britânica produz e distribui conteúdos que apoiam novos e antigos veganos. Esse apoio é feito através de suporte com receitas, dicas de nutrição, entrevistas com profissionais da saúde, chefs de cozinha e muitas dicas para fazer do caminho vegano mais fácil e delicioso.

Entre os embaixadores de Veganuary estão, por exemplo: Paul Mccartney, Joaquim Phoenix e Alicia Silverstone, Xuxa, Luisa Mell e Derrick Green, do Sepultura. Outros artistas brasileiros também apoiam a iniciativa, entre eles, Lucélia Santos, Mateus Solano, André Carvalhal, Valentina Bulc e mais.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Plantish produz peixes plant-based impressos em 3D para salvar os oceanos

Burger King UK lança Dirty Vegan Nuggets

7 marcas de barra de proteína vegana para você experimentar

Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 7 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores